720X90
Publicidade

Linha 17‑Ouro: Estação Vila Cordeiro vai ampliar acesso à região residencial com alternativa ao trânsito da av. Roberto Marinho

Linha 17‑Ouro: Estação Vila Cordeiro vai ampliar acesso à região residencial com alternativa ao trânsito da av. Roberto Marinho

Conectar regiões com serviços, comércio e moradias é um dos principais objetivos de uma linha de metrô. A futura Estação Vila Cordeiro, da Linha 17‑Ouro, representa esse objetivo por se inserir em uma área urbana já consolidada, predominantemente residencial, com forte presença de serviços e proximidade com polos corporativos. A estação vai ampliar o acesso ao Aeroporto de Congonhas, à região da Avenida Luiz Carlos Berrini e a toda a Região Metropolitana de São Paulo, por meio da conexão com as linhas 5‑Lilás e 9‑Esmeralda.

Com 96% de avanço nas obras civis e 80% de progresso na instalação dos sistemas, a estação já conta com a maior parte de suas estruturas concluídas. Foram implantadas as áreas de circulação, plataformas e acessos, além da instalação de equipamentos como escadas rolantes e elevadores. Nesta etapa, os trabalhos se concentram nos serviços finais de acabamento e na continuidade da implantação dos sistemas operacionais, preparando o empreendimento para a fase final de testes.

Estação está em fase final de obras. Foto: Márcia Alves / Metrô SP

Localizada no cruzamento da Avenida Jornalista Roberto Marinho com as ruas Califórnia e Pitu, a estação terá pouco mais de 3.800 m² de área construída, distribuídos entre plataforma de embarque, mezanino, acessos, passarelas e áreas operacionais. A plataforma central, com 60 metros de comprimento, foi projetada para garantir conforto, fluidez e segurança aos passageiros. O espaço contará com seis escadas rolantes, quatro elevadores e dez bloqueios, assegurando acessibilidade plena a pessoas com mobilidade reduzida.

LEIA TAMBÉM: Trem chega à estação Morumbi pela primeira vez rumo à abertura da Linha 17-Ouro

No entorno da futura Estação Vila Cordeiro, a infraestrutura urbana já é marcada por ampla oferta de serviços essenciais, o que reforça o papel da Linha 17‑Ouro como elemento de qualificação da mobilidade local. Em um raio de até 10 minutos de caminhada, concentram‑se equipamentos públicos e privados de educação e saúde, como a EMEF Dr. José Dias da Silveira, escola municipal tradicional da Vila Cordeiro, e a UBS Campo Belo, além de clínicas médicas, padarias, mercados e serviços de uso cotidiano. Trata‑se de uma região residencial consolidada, com dinâmica própria e forte ocupação permanente.

Estação da Vila Cordeiro tem estrutura que favorece a luz natural. Foto: Márcia Alves / Metrô SP

Em até 15 minutos de deslocamento, o usuário tem acesso a outros equipamentos públicos e privados de maior porte, como hospitais de referência, áreas de lazer e convivência, como o Parque do Cordeiro – Martin Luther King, além de centros comerciais, academias e restaurantes distribuídos pelos bairros do Campo Belo, Brooklin e Vila Cordeiro. Essa estrutura evidencia que a Linha 17‑Ouro não apenas atende à demanda local, mas atua como complemento estratégico à rede de serviços já instalada, ampliando a conectividade e a qualidade dos deslocamentos diários.

Além de beneficiar diretamente os moradores da região, a estação foi planejada para promover a integração com outros modais e facilitar deslocamentos cotidianos. A Linha 17‑Ouro se consolida também como uma alternativa de transporte ao longo da Avenida Jornalista Roberto Marinho, eixo viário que hoje é atendido principalmente por linhas nos entornos e vias transversais, como a Avenida Doutor Chucri Zaidan. O projeto prevê baias para ônibus e carros por aplicativo em frente aos acessos, além de paraciclos com capacidade para 105 bicicletas, conectado à ciclovia da Avenida Jornalista Roberto Marinho, incentivando deslocamentos sustentáveis e de curta distância.

O empreendimento também incorpora soluções sustentáveis, como ventilação e iluminação naturais nos espaços públicos e sistema de captação de água pluvial, utilizada na irrigação de áreas verdes e na limpeza das áreas externas, reforçando o compromisso do Metrô com eficiência ambiental e qualidade urbana. Outro destaque é o paisagismo feito com flora natural da região e pensado para se integrar à estação de forma harmônica com o entorno.

Linha 17‑Ouro

Previsto para operar em março de 2026, o primeiro trecho da Linha 17‑Ouro vai ligar o Aeroporto de Congonhas à rede metroferroviária, beneficiando cerca de 100 mil passageiros por dia. Com oito estações e 6,7 km de extensão, o novo monotrilho vai reduzir o tempo de deslocamento, ampliar a integração com outros modais e oferecer uma nova alternativa de transporte para moradores e usuários da zona sul da capital.

Estação tem ligação com ciclovia. Foto: Márcia Alves / Metrô SP

O post Linha 17‑Ouro: Estação Vila Cordeiro vai ampliar acesso à região residencial com alternativa ao trânsito da av. Roberto Marinho apareceu primeiro em Agência SP.