720X90
Publicidade

Defesa Civil do Estado alerta para risco de chuvas fortes e persistentes em São Paulo

Defesa Civil do Estado alerta para risco de chuvas fortes e persistentes em São Paulo

A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta que, entre sábado (7) e segunda-feira (9), a lenta passagem de uma frente fria pela costa do Estado criará condições para chuvas mais persistentes em todo o território paulista, com maior destaque para o Litoral Norte e para as áreas de divisa com o Sul de Minas Gerais e o Rio de Janeiro.

Além dos volumes acumulados, há previsão de momentos de chuva forte, com potencial para transtornos, especialmente em áreas mais vulneráveis.

LEIA TAMBÉM: Coronel Rinaldo de Araújo Monteiro assume chefia da Casa Militar e coordenação da Defesa Civil do Estado de São Paulo

Níveis de acumulados de chuva previstos

Os atuais modelos meteorológicos indicam os seguintes níveis de acumulado de chuva, conforme a região:

  • Muito alto: Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte e Região de Campinas
  • Alto: Regiões de Barretos, Franca e Ribeirão Preto
  • Médio: Regiões de São José do Rio Preto e Araraquara; Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira, Baixada Santista e Regiões de Sorocaba, Itapeva, Marília, Presidente Prudente, Araçatuba e Bauru

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) segue em monitoramento contínuo, e o Gabinete de Crise será instalado e atuará na modalidade remota, com acompanhamento permanente das condições meteorológicas e das ocorrências registradas no Estado. Em caso de agravamento das chuvas, o Gabinete poderá ser acionado na modalidade presencial.

Recomendações à população

A Defesa Civil reforça a importância de que a população acompanhe os alertas oficiais e adote medidas de autoproteção, evitando áreas sujeitas a alagamentos e enxurradas, não atravessando vias inundadas e buscando abrigo em local seguro durante temporais. Em áreas de encosta, é fundamental observar sinais de deslizamento, como rachaduras no solo, nas paredes ou em muros.

Em situações de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

O post Defesa Civil do Estado alerta para risco de chuvas fortes e persistentes em São Paulo apareceu primeiro em Agência SP.