PM de SP faz operação com drones contra o tráfico na Zona Leste da capital
A Polícia Militar realiza nesta quinta-feira (5) mais uma fase da Operação Impacto, com o objetivo de intensificar o combate ao tráfico de drogas em pontos estratégicos da zona leste da capital paulista. Para a ação, foram empenhados 60 policiais militares, além do uso de quatro drones que oferecem uma visão privilegiada da área em tempo real, facilitando a atuação das equipes.
“O emprego de drones permite que os policiais tenham uma leitura mais precisa do terreno e identifique rapidamente a movimentação criminosa, o que aumenta a eficácia das abordagens e reduz o tempo resposta das equipes em solo”, destacou o coronel Carlos Lucena, da Coordenadoria Operacional da PM.
LEIA MAIS: Muralha Paulista: saiba como integrar a sua câmera no maior sistema de segurança do país
A operação teve início às 17h, quando a tropa foi liberada após uma reunião estratégica no 19° Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M), localizado entre a avenida Sapopemba e a rua João Tauler. Unidades especializadas da corporação, como a Força Tática, o Canil e a Companhia de Ações Especiais de Polícia (Caep), também prestam apoio.
Todos os locais fiscalizados foram previamente mapeados e classificados com maior incidência de ocorrências relacionadas ao tráfico. A Operação Impacto integra o planejamento estratégico da Polícia Militar para ampliar a presença policial, coibir o tráfico de drogas e fortalecer a sensação de segurança da população.

Drones fazem parte da estrutura permanente de segurança pública de SP
Os drones viraram peça fundamental nas ações de inteligência da polícia em SP, redesenhando o modo como a polícia atua em campo. De ações ostensivas a missões de resgate, os 242 drones que a PM possui atualmente permitem que equipes em solo tenham uma visão precisa de áreas de interesse, reduzindo riscos e ampliando a eficácia das ações.
O equipamento é hoje parte da estrutura permanente de segurança pública e aparece em operações de diferentes naturezas: do combate ao tráfico de drogas ao controle de multidões em grandes eventos, passando pelo apoio em desastres naturais.
LEIA MAIS: Entenda como os drones viraram peça fundamental nas ações de inteligência da polícia em SP
As operações utilizam diferentes modelos de aeronaves, com variação de autonomia de voo, alcance de zoom e definição das câmeras. Há drones capazes de fazer reconhecimento de placas e que já foram realizados testes em conjunto com o programa Muralha Paulista para reconhecimento facial.
Durante as operações, os drones produzem imagens e vídeos que são transmitidos ao vivo para gabinetes de comando, onde gestores acompanham a operação em tempo real e definem deslocamentos e prioridades. O uso de drones não dispensa a presença de equipes em solo; ao contrário, potencializa a ação tradicional dos policiais.
O post PM de SP faz operação com drones contra o tráfico na Zona Leste da capital apareceu primeiro em Agência SP.





