720X90
Publicidade

Sistema Estadual de Museus de São Paulo celebra 40 anos de valorização da cultura

Sistema Estadual de Museus de São Paulo celebra 40 anos de valorização da cultura

Os museus têm a responsabilidade de preservar memórias e transmitir conhecimento, costumes e culturas, que possam atravessar gerações. Por isso, desenvolver ações capazes de valorizar e reconhecer a importância dessas instituições é fundamental, como é o caso do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), uma das principais políticas públicas culturais do Estado, que está completando 40 anos.

O SISEM se consolidou, ao longo dessas quatro décadas, como referência na articulação, no fortalecimento institucional e na valorização dos museus paulistas, promovendo a preservação da memória, a difusão cultural e o acesso ao patrimônio em todo o território estadual.

“A missão do SISEM é promover a preservação, a pesquisa e a comunicação do patrimônio cultural dos museus paulistas, para que todos os cidadãos possam participar de forma ampla. Essa é uma política pública muito importante para que possamos ampliar o acesso da população à cultura em todas as regiões do Estado”, destaca a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marilia Marton.

Ao longo de sua trajetória, o Sistema assumiu papel estratégico na interiorização das políticas museológicas e na construção de uma governança em rede. Em levantamento realizado em 2010, por exemplo, foram mapeadas 415 instituições de natureza museológica distribuídas em 190 municípios, evidenciando a diversidade e a capilaridade dos museus paulistas.

Além disso, desde 2009, o SISEM realiza o Encontro Paulista de Museus (EPM), que reúne a cada edição aproximadamente 1.000 participantes, que são profissionais que trabalham com museus no estado. O evento discute assuntos importantes para os museus, como planejamento, políticas públicas e ações para o Sistema, se consolidando como o principal fórum do setor no estado de São Paulo.

Ao celebrar seus 40 anos, o SISEM-SP também marca o início de um novo ciclo institucional, com a parceria entre a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e a Fundação Energia e Saneamento (FES), Organização Social de Cultura selecionada para a execução e manutenção dos Programas do SISEM-SP, bem como para a implantação, execução e manutenção dos Programas do Sistema Estadual de Patrimônio Cultural de São Paulo (SISEP-SP).

“Integrar este novo ciclo do SISEM-SP é um compromisso não apenas com a continuidade, mas com a projeção de futuro de uma política pública fundamental para o Estado de São Paulo. A Fundação Energia e Saneamento atuará para fortalecer a atuação em rede, ampliar a qualificação institucional dos museus e contribuir para a construção de um sistema cada vez mais integrado, diverso e sustentável”, conclui Claudinéli Moreira Ramos, presidente do Conselho da Fundação Energia e Saneamento.
 

O post Sistema Estadual de Museus de São Paulo celebra 40 anos de valorização da cultura apareceu primeiro em Agência SP.