720X90
Publicidade

Governo de SP lança segundo edital da São Paulo State Film Commission para ampliar rede de cidades locação

Governo de SP lança segundo edital da São Paulo State Film Commission para ampliar rede de cidades locação

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, lança nesta terça-feira (16) o Chamamento para Seleção de Cidades Locação 01/2026, segundo edital da São Paulo State Film Commission, voltado a municípios paulistas, exceto a capital, com o objetivo de ampliar a rede estadual de cidades aptas a receber produções audiovisuais no interior e no litoral. As inscrições são gratuitas, conforme orientações do edital, disponível no site da São Paulo State Film Commission.

Atualmente, 57 municípios já integram a rede de cidades locação. Com o novo chamamento, o Estado amplia uma política pública estruturada que incentiva o mapeamento e a divulgação de locações com potencial cênico, histórico, cultural e natural, além de estimular a organização institucional local para a recepção de filmes, séries, documentários e outras produções audiovisuais. Entre os critérios de seleção estão a relevância cultural e histórica, o potencial turístico, a infraestrutura disponível e a diversidade regional.

LEIA TAMBÉM: Governo de SP anuncia mais 11 cidades com potencial para filmagens no estado

“A ampliação da São Paulo State Film Commission fortalece o audiovisual como cadeia produtiva e cria novas oportunidades para os municípios, movimentando a economia local e projetando os territórios paulistas para o mercado nacional e internacional”, afirma a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marilia Marton.

A São Paulo State Film Commission atua como elo entre produtoras, poder público e territórios, promovendo o Estado de São Paulo como destino competitivo para filmagens e incentivando a profissionalização local e a criação de Film Commissions municipais. Os municípios selecionados passam a integrar um programa permanente, comprometendo-se a facilitar autorizações, apoiar visitas técnicas, organizar informações sobre locações e infraestrutura e colaborar na promoção dos territórios para o setor audiovisual.

Executado pelo Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP), responsável pela operação do programa por meio de Contrato de Gestão com o Governo do Estado, o chamamento integra a estratégia estadual de fortalecimento do audiovisual paulista.

LEIA TAMBÉM: Governo de SP apresenta cidades com potencial para filmagens no Festival de Cannes

Serviço:
Chamamento para Seleção de Cidades Locação 01/2026 – São Paulo State Film Commission
Público-alvo: municípios do Estado de São Paulo, exceto a capital
Lançamento do edital: 16 de dezembro
Inscrições: gratuitas, conforme orientações do edital
Site: https://spstatefilmcommission.org.br 

O post Governo de SP lança segundo edital da São Paulo State Film Commission para ampliar rede de cidades locação apareceu primeiro em Agência SP.