Governo de SP apresenta NIES, nova plataforma de dados para fortalecer a gestão em saúde
O Governo de São Paulo lançou nesta terça-feira (9) o Núcleo de Informações Estratégicas em Saúde (NIES), plataforma que centraliza, em um único ambiente, cerca de 30 painéis com as principais bases de dados da Secretaria de Estado da Saúde. O sistema reúne informações de vigilância epidemiológica, monitoramento vacinal e soroterápico, indicadores de gestão, painéis do programa Saúde Digital Paulista, além de publicizar repasse de recursos por meio de iniciativas como a Tabela SUS Paulista, o IGM SUS Paulista, e dashboards diversos.
“Tivemos um recorde de investimentos na saúde com a Tabela SUS Paulista, o incentivo à gestão municipal, a inauguração de novos hospitais e a abertura de leitos. Isso resulta em melhora no atendimento, mais pessoas atendidas e recordes históricos de cirurgias eletivas. E hoje ainda alcançamos um marco histórico com a inauguração do nosso Núcleo de Informações Estratégicas em Saúde”, ressaltou a secretária executiva de Estado da Saúde de São Paulo, Priscilla Perdicaris na abertura do evento.
LEIA TAMBÉM: Governo de SP lança núcleo que integra e amplia acesso a dados estratégicos da saúde
A cerimônia de lançamento também contou com a presença de Jurandi Frutuoso, secretário executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Mauricio Serpa, secretário adjunto da Saúde do Município de São Paulo, Cristina Balestrin, coordenadora do programa Saúde Digital Paulista, entre outras autoridades.
A nova fase do NIES passa a reunir dashboards organizados em áreas como Administrativo, Atenção Especializada, Atenção Primária, Gestão em Saúde, Indicadores de Saúde, Indicadores de Tecnologia da Informação, Saúde Digital e Vigilância em Saúde.
“Desde o início do projeto, seguimos a premissa de que informação é poder, e poder compartilhado é poder ampliado. Esse é um trabalho contínuo de construção, aperfeiçoamento e aprimoramento”, ressaltou Cristina Balestrin.
A programação incluiu apresentações técnicas, debates e visitas guiadas sobre temas como a transformação digital da SES, Tabela SUS Paulista, Projeto Ania (TCE), uso estratégico de dados na gestão pública, cultura de tecnologia e a jornada de desenvolvimento do NIES e da Rede Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual (CIEGES). Também foram apresentados avanços da Saúde Digital Paulista e experiências de inteligência artificial no Instituto de Radiologia (InRad) do Hospital das Clínicas e em estados brasileiros.
Entre as novidades apresentadas estão os novos painéis de monitoramento de tuberculose, febre maculosa e botulismo. As ferramentas ampliam a visibilidade das informações e facilitam o acesso aos dados produzidos pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE).
Mais transparência na gestão da saúde
O NIES consolida, em um único ambiente, bases estratégicas utilizadas pela SES-SP para vigilância, monitoramento e planejamento. Entre as informações já disponíveis estão dados sobre síndrome respiratória aguda grave (SRAG), febre amarela, dengue, chikungunya, Mpox e doenças de transmissão hídrica e alimentar, além de painéis de monitoramento vacinal e de atendimento soroterápico.
A plataforma integra dados de gestão para facilitar o acesso às bases públicas e fortalecer as práticas de gestão mais claras e participativas. Para acessar os painéis e consultar os dados disponíveis, basta entrar em: https://nies.saude.sp.gov.br/ses
O post Governo de SP apresenta NIES, nova plataforma de dados para fortalecer a gestão em saúde apareceu primeiro em Agência SP.





