720X90
Publicidade

Distrito de Inovação de São Paulo vence prêmio internacional Startup Ecosystem Stars Awards 2025

3 de dezembro de 2025

Distrito de Inovação de São Paulo vence prêmio internacional Startup Ecosystem Stars Awards 2025

O Distrito de Inovação de São Paulo é o vencedor do Startup Ecosystem Stars 2025 Award, premiação global da Câmara Internacional do Comércio (ICC sigla em inglês) e da plataforma de inovação aberta Mind the Bridge, na categoria Top Talent & Research (Melhor Talento e Pesquisa, em tradução livre), dedicada a projetos capazes de integrar pesquisa científica, produção de conhecimento e desenvolvimento de novos talentos. O prêmio foi entregue nesta terça-feira (2), em Paris. Iniciativa estratégica de instituições líderes em pesquisa no Estado de São Paulo, com a coordenação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de SP, o Distrito de Inovação de São Paulo tem ganho visibilidade internacional ao se posicionar como um território de deep tech, que conecta pesquisa de ponta, empreendedores, investidores e políticas públicas.

“O Distrito de Inovação de São Paulo reflete a diretriz imposta pelo Governador Tarcísio de Freitas, desde o início da sua gestão, em buscar a sinergia e a integração das ações do Estado, em todas as suas atividades”, afirma o secretário de Vahan Agopyan.

O Startup Ecosystem Stars Awards reconhece as organizações públicas ou privadas responsáveis por impulsionar ecossistemas de inovação ao redor do mundo e inspirar novas práticas. Neste sentido, o Distrito de São Paulo se destacou pela capacidade de articular universidades, centros de pesquisa, empresas e startups em um modelo considerado “exemplar e inspirador para ecossistemas emergentes”. Ainda, segundo a ICC, as iniciativas paulistas “impressionaram o júri por sua visão estratégica e pelos resultados concretos na geração de inovação e crescimento econômico”

Na prática, os talentos inseridos no Distrito de Inovação de São Paulo são incentivados a participar de programas de empreendedorismo científico, social e de criação de negócios. Ainda propomos ações para a inclusão de jovens, das comunidades vulneráveis vizinhas, nas trilhas de carreira empreendedora.

Segundo dados do setor, um ambiente de inovação nacional leva cerca de 10 anos para se desenvolver, além de 7 a 8 anos adicionais para estabelecer uma presença forte como polo continental. O Distrito de Inovação de São Paulo, por sua vez, demonstra um avanço acelerado em comparação às projeções. Isso se deve à relevância já consolidada dos equipamentos públicos presentes no território, a Universidade de São Paulo (USP), o Instituto Butantan, o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN, CNEN-MCTI), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Hub Green Sampa, e ainda contando com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que, juntamente com a Prefeitura do Município de São Paulo e com o Governo do Estado.

Em apenas dois anos, o território do Distrito se expandiu, partindo da Cidade Universitária da USP e áreas adjacentes de alta densidade científica, com a inserção de novos equipamentos públicos e de empresas do setor privado, como o Parque Villa-Lobos e a WPP, que inaugurou recentemente, na Vila Leopoldina, um campus que abriga agências e empresas do grupo e reúne mais de quatro mil funcionários.

Parcerias internacionais

Neste ano, o Distrito de Inovação de São Paulo também recebeu reconhecimento de outras duas instituições internacionais de renome: a Universidade da Basileia, na Suíça, e o MIND – Milano Innovation District. Ambas as instituições, por meio de protocolos de interesse e agendas conjuntas viabilizados pela SCTI, deram o primeiro passo para uma colaboração concreta e para o desenvolvimento de projetos conjuntos. O Distrito de Inovação de São Paulo já é membro pleno da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (IASP, em inglês).

Indispensável para essa articulação, foi inaugurado, em julho deste ano, o Institutional Affairs Bureau, que atua com diplomacia de inovação e relações institucionais do Distrito de Inovação de São Paulo. Entre outras ações o IAB recebe delegações estrangeiras, fundos soberanos e outros distritos de inovação interessados em conhecer o ecossistema paulista.

O post Distrito de Inovação de São Paulo vence prêmio internacional Startup Ecosystem Stars Awards 2025 apareceu primeiro em Agência SP.