Como parte das atividades deste Dezembro Vermelho, o Sesi Lab receberá a 13ª edição da Cinema Mostra Aids. Com sessões nos dias 6, 7, 9 e 11 de dezembro, o evento integra a programação da exposição “40 anos da resposta brasileira à aids”.
A mostra homenageia a trajetória coletiva que consolidou o Sistema Único de Saúde (SUS) como uma referência mundial no cuidado, tratamento e promoção da qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV e aids. O evento é aberto ao público, mas para participar é necessário realizar inscrição no site da exposição. As vagas são limitadas.
Criada em 1997, a Cinema Mostra Aids utiliza a linguagem cinematográfica e audiovisual como ferramenta para abordar a temática, estimular o debate e refletir sobre os desafios, conquistas e transformações relacionadas ao HIV.
A curadoria deste ano selecionou nove títulos, incluindo longas, médias e curtas-metragens de produção nacional e internacional. Os filmes abordam as diversas facetas da epidemia, desde seu início na década de 1980, o impacto do estigma, a luta do ativismo, e os desafios contemporâneos, como a influência da PrEP na sexualidade e a persistência do preconceito mesmo com os avanços no tratamento.
Filmes em Exibição
A seleção de 9 títulos que compõem a 13ª Cinema Mostra Aids inclui:
- Poder falar – uma autoficção (Dir. Evandro Manchini, Brasil, 2022)
- The normal heart (Dir. Ryan Murphy, EUA, 2014)
- Indetectável, intransmissível: o futuro da aids (Ministério da Saúde, Brasil, 2023)
- Longevidade posithiva (Dir. Evandro Manchini, Brasil, 2022)
- 120 batimentos por minuto (Dir. Robin Campillo, França, 2017)
- Posso te beijar? (Dir. Diego Oliveira, Brasil, 2018)
- Sete faces de uma guerra – o brasil contra a aids (Dir. Paulo Markun, Brasil, 2003)
- O cartaz positivo (Bossa Nova Films, Brasil, 2015)
- Tente entender o que tento dizer (Dir. Emília Silveira, Brasil, 2019)
Sobre o Grupo Pela Vidda/SP
O Grupo Pela Vidda/SP (Grupo Pela Valorização, Integração e Dignidade do Doente de Aids) celebrou 36 anos de resposta à aids em agosto de 2025. A organização atua nacionalmente por meio do ativismo, da comunicação, da prevenção, do acolhimento e de ações voltadas à comunidade.
Exposição 40 anos da resposta brasileira à aids
Em 2025, o Ministério da Saúde comemora oficialmente os 40 anos da resposta nacional à epidemia de aids. Muitos foram os avanços da pauta, além dos diversos desafios ao longo dessas quatro décadas. Para marcar esta data, o Ministério da Saúde realiza, no Sesilab, a exposição “40 anos da resposta brasileira à aids”.
A mostra é um convite para reviver a história, resgatando as ações, estratégias, projetos e políticas públicas que colocaram o Brasil como referência global, destacando a parceria fundamental com a sociedade civil. A exposição é aberta ao pública e poderá ser visitada até 30 de janeiro de 2025.
Acesse a programação completa da exposição aqui.





