720X90
Publicidade

Governo de SP sorteia 100 casas para famílias de Ilha Solteira

1 de dezembro de 2025

Governo de SP sorteia 100 casas para famílias de Ilha Solteira

O Governo de São Paulo, através da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), realizou nesta segunda-feira (1º/12) o sorteio de 100 casas em Ilha Solteira, na região de Araçatuba. O vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth, e o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, participaram do evento realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Aparecida Benedita Brito da Silva, na zona sul do município.

Na ocasião, Felício Ramuth destacou as ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Governo de São Paulo na área habitacional, essenciais para promover segurança e realizar o sonho da casa própria para milhares de famílias. “É hora de sorteio, de sonho e de realizar, com a esperança de que tudo dará certo. Sob a gestão do governador Tarcísio, temos feito um número recorde de casas em todo o Estado. Já são 72 mil unidades entregues e, aqui na região de Araçatuba, já foram quatro mil. A outra boa notícia é que, neste momento, estamos construindo outras 120 mil moradias, sendo seis mil aqui na região de vocês. O trabalho não para”, afirmou.

O titular da SDUH agradeceu aos funcionários da CDHU pelo trabalho realizado e desejou sorte aos participantes. “Agradeço muito pela presença de cada um. Este é mais um evento da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação: o sorteio de unidades habitacionais, que integra o maior programa habitacional de todos os tempos, conduzido de forma transparente e oferecendo oportunidade às pessoas que mais precisam. Desejo que hoje cada um de vocês tenha muita sorte para realizar o sonho da casa própria”, disse Marcelo Branco.

Ao todo, 2.713 famílias se inscreveram para concorrer às unidades habitacionais. Das 100 moradias, sete são destinadas a famílias com pessoas com deficiência, cinco para idosos, três para policiais civis, militares ou penais e três para pessoas que moram sozinhas. Outras oito unidades estão reservadas para famílias em situação de risco ou que vivem em assentamentos precários. As demais serão distribuídas entre a demanda geral: 49 para famílias com renda entre 1 e 3 salários mínimos, 15 para renda entre 3,01 e 5 salários mínimos e 10 para renda de 5,01 a 10 salários mínimos.

Durante o sorteio, foram definidos os titulares e suplentes. As famílias contempladas serão convocadas para a fase de habilitação, na qual deverão comprovar o atendimento a todos os requisitos previstos no edital. Caso algum sorteado não atenda aos critérios, será desclassificado e o suplente seguinte será chamado. O procedimento garante que o benefício seja destinado exclusivamente a quem realmente precisa.

LEIA TAMBÉM: SP realiza cerimônia para entrega oficial do Selo ‘Amigo da Pessoa com TEA’

Uma das sorteadas na manhã de hoje foi Carolaine Rodrigues de Souza, de 34 anos. Emocionada, contou que mora na zona rural, em uma moradia cedida pelo empregador. A partir de agora, as perspectivas serão melhores, pois terá uma casa própria para morar com seus três filhos: Evelyn, de 10 anos; Helena, de 7; e o pequeno Luis, de 6. “O Luis é autista e também tem TDAH. Agora, com essa casa, vou poder trazer minhas duas outras filhas para morar comigo, já que elas tinham que ficar na casa da minha mãe. Acho que tudo será melhor, porque é difícil vir para a cidade fazer os tratamentos do meu filho. Na nova casa, será tudo mais fácil, com mais segurança”, afirmou.

Outra mãe feliz e emocionada após ouvir seu nome anunciado foi a vendedora Carla Francisco Fernandes, de 32 anos. Mãe das gêmeas Elena e Ester, de oito anos, ela destacou a segurança que a nova moradia representará para a família. “Acho que nem consigo explicar a emoção! Desde quando eu tive as minhas gêmeas, peço a Deus por uma casa. Então, eu agradeço muito por isso. Agora vou poder dar uma casinha para mim, para a Elena e para a Ester. Estou realmente muito feliz por poder dar um futuro melhor para as minhas filhas”, disse.

Carla contou que já ansiava por uma mudança de vida e que a nova moradia chega em momento providencial. “Eu ia pagar aluguel, porque ainda moro com minha mãe e, junto com minhas filhas, não temos aquele conforto de uma casa só nossa, que queríamos ter. Agora, não vou precisar pagar aluguel, vou ter algo que é nosso. Não vai ser um dinheiro em vão”, completou.

LEIA TAMBÉM: Ação de empregabilidade disponibiliza mais de 900 vagas a profissionais com deficiência

Segundo o edital, podem participar candidatos com renda familiar entre 1 e 10 salários mínimos, que residam ou trabalhem no município há pelo menos cinco anos, não possuam imóvel ou financiamento habitacional ativo e não tenham sido atendidos anteriormente por programas habitacionais.

O empreendimento recebe R$ 19 milhões em investimentos da CDHU e está sendo construído na Rua Jacarandá, s/nº, no Jardim Morada do Sol, em terreno doado pela Prefeitura de Ilha Solteira. As casas possuem 49 m² de área útil, com dois dormitórios, sala de estar, cozinha, banheiro e lavanderia. Todas as unidades contam com piso cerâmico, azulejos no banheiro, cozinha e área de serviço, laje, cobertura metálica e sistema de energia solar fotovoltaico.

O financiamento segue as diretrizes da nova Política Habitacional do Estado de São Paulo, com juro zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. As prestações são calculadas conforme a renda familiar, com duas possibilidades: comprometimento de 20% dos rendimentos com parcelas corrigidas pelo IPCA; ou comprometimento de 30% da renda familiar com parcelas fixas, sem qualquer tipo de reajuste durante todo o prazo do financiamento.

O post Governo de SP sorteia 100 casas para famílias de Ilha Solteira apareceu primeiro em Agência SP.