”Chef em Ação” elege três cardápios especiais para as comemorações de 25 anos do Bom Prato
A final do concurso “Chef em Ação” foi realizada neste sábado (29) no Bom Prato M’Boi Mirim. A etapa mais esperada contou com uma mesa de jurados que definiu três opções de cardápios. Os pratos serão servidos nas unidades durante a comemoração dos 25 anos do programa, no dia 12 de dezembro.
Ao longo de novembro, 29 chefs da rede de restaurantes participaram das três criteriosas etapas do concurso. Na final, cinco profissionais prepararam seus cardápios à mesa julgadora composta por convidados especiais, que avaliou os pratos em diversos critérios técnicos.

Após as degustações, os chefs se reuniram à espera dos resultados. Em meio ao suspense que preenchia o salão, a colocação foi divulgada: a vencedora foi Josicleide Gonçalves; em segundo lugar, João Batista; já Ismael Cespedes ficou em terceiro lugar. Os três foram premiados com certificados e medalhas gravadas com suas respectivas colocações.

Para a primeira colocada, Josicleide, a vitória tem um significado especial. “Atuar como cozinheira no Bom Prato enche meu coração de amor. Ter vencido o concurso significa que meu carinho e dedicação vão alcançar centenas de outras pessoas no estado”, ressaltou a chef, que atua no Bom Prato Campinas desde sua inauguração, há 17 anos. O cardápio dela contou com costelinha de porco com barbecue de goiabada, batata assada com creme de queijo e bacon e salada de rúcula, alface americana, tomate, cebola roxa e palmito.
Já o segundo colocado, João Batista, disse que o concurso é uma forma de valorização dos profissionais que atendem pessoas diariamente em situação de vulnerabilidade, com alimentação saudável, nutritiva e saborosa. Seu cardápio foi composto por sobrecoxa recheada com bacon e legumes, purê panc de cenoura com biomassa de banana verde e salada crocante.
Já o chef Ismael, que também teve seu cardápio selecionado para a comemoração especial, afirmou: “É um orgulho indescritível ter chegado à final do concurso e ter a minha preparação escolhida.” Ele apresentou aos jurados lombo com geleia de maracujá, farofa de cuscuz colorido e salada tropical.

Compondo a mesa de jurados, Marcos Nogueira, jornalista que assina a coluna “Cozinha Bruta”, na Folha de S.Paulo, ficou surpreso com a dedicação e a qualidade exibidas durante a final. “Eu sempre ouvi falar sobre o programa, mas nunca tinha parado, de fato, para comer. O que eu vi e experimentei foi surpreendente. O cardápio vencedor estava fenomenal”, concluiu.
“Eu amo o Bom Prato, já quero voltar amanhã”, disse outro jurado, o norte-americano William Jeffrey Barnd, jornalista que assina o perfil Diacho de Gringo, no Instagram.
Nobu Kahi, ator e produtor de conteúdo de gastronomia acessível, também estava entre os jurados. Ele, que adora comer, enalteceu o trabalho apresentado. “Além dos critérios técnicos, eu levei em consideração o sabor, carinho e o amor de cada prato.”

Todas as unidades do programa vão ter a opção de selecionar um dos três deliciosos para serem servidos na comemoração de 25 anos, em 12 de dezembro.
O concurso “Chef em Ação”, além de escolher os três cardápios vencedores, busca valorizar o trabalho dos cozinheiros do Bom Prato, incentivar a inovação nas preparações e aprimorar continuamente a qualidade do programa.
Conheça os cinco finalistas:
Chef: Ever Ismael Cespedes Veja
OSC Associação Comunitária Sempre Viva
(Unidades do Bom Prato de Itaquera, M’ Boi Mirim, Parelheiros e Santo Amaro)
Chef: João Batista Belarmino de Freitas
OSC Projeto Povo da Periferia
(Unidades do Bom Prato de Capão Redondo, Embu das Artes, Ferraz de Vasconcelos, Itapevi e Taboão da Serra)
Chef: Edjair Vitalino da Silva
OSC Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância do ABCD
(Unidades do Bom Prato de Diadema, Santo André I e II, São Bernardo do Campo I e II)
Chef: Josicleide Gonçalves de Oliveira Sousa
OSC Centro de Orientação Familiar
(Unidades do Bom Prato de Campinas, Ribeirão Preto HC, Sorocaba e Sumaré)
Chef: Georgia Martins Silva
OSC Associação Promocional Irmã Maria Dolores
(Unidade do Bom Prato São Vicente – Quarentenário)
Sobre o Bom Prato
Atualmente, conta com 71 unidades fixas, quatro refeitórios e 44 caminhões que atendem em 48 pontos de atendimento do Bom Prato Móvel, totalizando 123 localidades em 42 municípios. Somente nesta gestão, foram entregues 23 novas unidades, sendo 19 caminhões do BPM e quatro refeitórios.
A alimentação oferecida no Bom Prato é subsidiada pelo Governo do Estado de São Paulo, aumentando a oferta de comida acessível e nutritiva à comunidade. As refeições são balanceadas e oferecem além do arroz e do feijão, uma salada, uma proteína, uma fruta e uma bebida, ao preço simbólico de R$ 1,00.
Em alguns pontos de atendimento também são servidos o jantar (ao mesmo preço do almoço), e o café da manhã, adquirido por R$ 0,50.
Os pontos de atendimento podem ser consultados na página do programa, no link https://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/acoes-de-protecao-social/programa-bom-prato/
O post ”Chef em Ação” elege três cardápios especiais para as comemorações de 25 anos do Bom Prato apareceu primeiro em Agência SP.





