Homicídios, latrocínios e roubos atingem mínimas históricas no estado de São Paulo
O Estado de São Paulo registrou reduções significativas nos principais índices criminais em outubro deste ano. Os dados oficiais da Secretaria da Segurança Pública (SSP) mostram um movimento de queda que se repete em diferentes tipos de delitos, acompanhando tendências anteriores.
Os roubos em geral, que incluem a banco e de cargas, caíram 22,4% em outubro, atingindo o menor patamar para o mês em quase duas décadas em todo o território paulista. Foram 12.368 ocorrências, contra 15.954 no mesmo mês de 2024.
LEIA TAMBÉM: Homicídios caem pela metade em SP em três anos
Em todo o ano, as cidades paulistas tiveram 137.900 roubos em geral, o que representa uma diminuição de 15% na comparação com o ano anterior.
Nos roubos de veículos, a retração chegou a 29% na comparação mensal. Em outubro deste ano, aconteceram 2.004 casos. Em igual período do ano passado, a Polícia Civil contabilizou 2.825 crimes.
Os resultados refletem a ampliação das ações integradas das polícias ao longo do ano, o uso de tecnologia para prevenção e investigação e estratégias de inteligência voltadas para áreas com maior incidência criminal. A redução nos roubos em geral é um marco, pois esse tipo de crime historicamente concentra grande parte das ocorrências em áreas urbanas.
Os furtos também registraram queda em outubro. Os furtos em geral, que incluem os de carga, fecharam o mês com 47.023 ocorrências, uma diminuição de 5,8% em relação ao mesmo período do ano passado, quando aconteceram 49.962 casos. Os furtos de veículos caíram 11,4%, totalizando 7.806 boletins de ocorrência em outubro deste ano.
Homicídios e latrocínios atingem mínima histórica
Os homicídios dolosos, quando há intenção, registraram 192 ocorrências em outubro deste ano. Em comparação ao mesmo período de 2024, a redução foi de 6,3%.
Em todo o ano, o estado de São Paulo contabilizou 2.011 mortes, chegando a uma redução de 2,6% sobre os dez meses de 2024, quando aconteceram 2.065 crimes. A marca renova a mínima histórica para o período.
Os latrocínios, roubos seguidos de morte, recuaram de 13 registros, em outubro de 2024, para oito casos neste ano. Em 2025, esse tipo de crime acumula uma queda de 24,3%, com 109 ocorrências, atingindo o menor número desde o início da série histórica.
A queda nos homicídios dolosos e latrocínios reforça uma tendência observada nos últimos anos, com índices cada vez menores em crimes contra a vida. Esses resultados são considerados relevantes para a política de segurança pública implementada no estado na atual gestão, pois indicam avanços na proteção da população e na eficiência da integração policial.
O post Homicídios, latrocínios e roubos atingem mínimas históricas no estado de São Paulo apareceu primeiro em Agência SP.





