Homicídios caem pela metade em SP em três anos
No período de três anos, os casos de homicídios dolosos caíram pela metade em outubro na comparação com o mesmo mês dos anos anteriores na cidade de São Paulo.
De acordo com os dados da Secretaria da Segurança Pública, em outubro deste ano a Polícia Civil contabilizou 25 mortes intencionais. No mesmo mês de 2022, aconteceram 57 registros do crime. Nos anos seguintes, os homicídios reduziram para 43, em 2023, e 40 casos, em 2024.
A marca registrada no décimo mês deste ano foi a menor da série histórica, ficando abaixo dos 40 casos pela primeira vez desde 2001. Em relação a outubro do ano passado, a queda percentual foi de 30%.
Em todo o ano, a cidade de São Paulo registrou 404 homicídios dolosos — 11 casos a mais no comparativo com o ano anterior.
SPVida
Uma das iniciativas da SSP para reduzir os índices de homicídios foi a criação do SPVida, em fevereiro de 2023, com o objetivo de unir as forças de segurança para analisar o contexto, a motivação e a região de onde o crime ocorreu, levando em consideração diferentes contextos por trás do crime.
Os dados estão abertos ao público e auxiliam as autoridades no planejamento de políticas públicas e ações de prevenção dos homicídios.
Além disso, os batalhões da Polícia Militar e as delegacias possuem ferramentas e aplicativos para acompanhar as análises dos crimes, aprimorando as ações de prevenção.
Latrocínios
Em relação aos latrocínios, roubo seguido de morte, aconteceram três casos em outubro deste ano. Em dez meses foram 31 crimes, o menor registro desde 2007 na capital paulista.
No acumulado do ano, a queda foi 29,5% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando houve 44 registros.
O post Homicídios caem pela metade em SP em três anos apareceu primeiro em Agência SP.





