O Ministério da Saúde promove, na primeira semana de dezembro, uma maratona de reuniões estratégicas com atores fundamentais à política nacional de HIV e aids. Entre os dias 28 de novembro e 5 de dezembro deste ano, a capital federal recebe membros da sociedade civil, especialistas e gestores do SUS em HIV, aids, tuberculose, hepatites virais e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) para as reuniões das Comissões de Gestão (Coge), Nacional Aids (Cnaids), de Articulação com os Movimentos Sociais (Cams) e de Coordenadores Estaduais e Municipais (capitais) de HIV e aids.
As atividades ocorrem durante o “Dezembro Vermelho” — mês de conscientização sobre HIV e aids — e em meio às celebrações dos 40 anos da resposta brasileira à epidemia. As reuniões não são apenas administrativas; elas ocorrem em paralelo à programação da exposição e eventos alusivos aos 40 anos da resposta brasileira ao HIV e à aids:
- 28/11/25 (sexta-feira): Reunião da Coge
- 02/12/25 (terça-feira): Reunião da Cnaids
- 04/12 (quinta-feira): Reunião de coordenadores estaduais e municipais (capitais) de HIV e aids
- 05/12 (sexta-feira): Reunião da Cams
Para o diretor do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi/SVSA/MS), Draurio Barreira, a trajetória de conquistas do Brasil na prevenção, no diagnóstico, no tratamento e na qualidade de vida relacionados ao HIV e à aids é indissociável da atuação histórica da participação e do controle social.
“Garantir a escuta ativa e a inclusão desses atores na criação e implementação de políticas públicas é além do básico, mas uma iniciativa indispensável para a gestão nacional. Com o protagonismo da sociedade civil, nos tornamos referência internacional por construir políticas assertivas e nessa mesma perspectiva, conseguiremos alcançar as metas de eliminação da transmissão vertical de HIV [da gestante para o bebê durante gestação, parto ou amamentação] e aids como problemas de saúde pública”, afirma Barreira.
Exposição 40 anos da resposta brasileira à aids
Em 2025, o Ministério da Saúde comemora oficialmente os 40 anos da resposta nacional à epidemia de aids. Muitos foram os avanços da pauta, além dos diversos desafios ao longo dessas quatro décadas. Para marcar esta data, o Ministério da Saúde realiza, no Sesi Lab, a Exposição 40 anos da resposta brasileira ao HIV e à aids.
A mostra é um convite para reviver a história, resgatando as ações, estratégias, projetos e políticas públicas que colocaram o Brasil como referência global, destacando a parceria fundamental com a sociedade civil. A Exposição é aberta ao pública e poderá ser visitada entre os dias 2 de dezembro de 2025 e 30 de janeiro de 2025.
Conheça, participe e compartilhe a programação completa da Exposição.





