720X90
Publicidade

Múltiplos desafios da tuberculose e infecções oportunistas na epidemia de aids são tema de talk show no Sesi Lab

27 de novembro de 2025

Especialistas do Ministério da Saúde e da sociedade civil se reunirão das 16h às 17h30 do próximo dia 4, no Túnel do Sesi Lab para o talk show “Tuberculose, infecções oportunistas e aids: múltiplos desafios”. O encontro abordará a saúde integral de pessoas que vivem com HIV ou aids com o intuito de discutir os desafios sobre as principais infecções oportunistas e de articular estratégias de integração entre atenção e vigilância para reduzir a morbidade e mortalidade neste público.

O evento é aberto às pessoas interessadas, mas para participar é necessário realizar inscrição pelo site. As vagas são limitadas. A ação faz parte da programação alusiva à exposição “40 anos da resposta brasileira à aids” e contará com a participação de Adelaide Millington, Carlos Almeida, Ricardo Gadelha e Liliana Romero. Os(as) convidados(as) são especialistas e vão abordar avanços no manejo de coinfecções e a importância de manter um olhar atento para outras doenças que podem afetar a qualidade de vida de pessoas vivendo com HIV ou aids, especialmente em um cenário de diagnóstico tardio do HIV.

Para Fernanda Dockhorn, a atividade é uma oportunidade para profissionais de saúde, gestores e sociedade civil atualizarem e contribuírem para conhecimentos sobre as estratégias de cuidado e prevenção. “Tivemos muitos avanços no cuidado de pessoas vivendo com HIV e aids, mas ainda temos desafios que precisam ser debatidos, em particular quanto à coinfecção TB-HIV e infecções oportunistas. Por isso, a atividade é uma excelente oportunidade de aprendizado e planejamento para agir”.

 

Exposição 40 anos da resposta brasileira à aids

Em 2025, o Ministério da Saúde comemora oficialmente os 40 anos da resposta nacional à epidemia de aids. Muitos foram os avanços da pauta, além dos diversos desafios ao longo dessas quatro décadas. Para marcar esta data, o Ministério da Saúde realiza, no Sesi Lab, a Exposição 40 anos da resposta brasileira à aids.

A mostra é um convite para reviver a história, resgatando as ações, estratégias, projetos e políticas públicas que colocaram o Brasil como referência global, destacando a parceria fundamental com a sociedade civil. A Exposição é aberta ao pública e poderá ser visitada entre os dias 2 de dezembro de 2025 e 30 de janeiro de 2025.

Acesse a programação completa da exposição