Neste Dezembro Vermelho o Ministério da Saúde a oficina “Comunicação em movimento: 40 anos de campanhas, reflexões e caminhos para o futuro da resposta nacional à aids”. O encontro, que ocorrerá no dia 4 de dezembro na Sala 1 da Fiocruz Brasília, propõe uma análise crítica coletiva da evolução das mensagens sobre HIV e à aids no Brasil e convida a sociedade a desenhar o futuro dessa estratégia.
Fugindo do formato tradicional de palestras verticalizadas, a oficina aposta na educação dialógica. O objetivo é reunir pessoas vivendo com HIV ou aids, profissionais de saúde, comunicadores, estudantes e interessados no tema para trocar experiências. A iniciativa integra as ações da exposição “40 anos da resposta brasileira à aids”.
A programação inclui dinâmicas interativas, como a atividade “Das cartas à reflexão”, por meio da qual os participantes poderão analisar temas como cuidados biomédicos, raça, gênero e enfrentamento ao estigma. Ao final, os grupos serão desafiados a criar o protótipo de uma “campanha ideal” utilizando diferentes mídias (redes sociais, podcast, vídeo, etc.), focada na promoção da saúde e na garantia de direitos.
Para enriquecer o debate, a oficina contará com um time diverso de facilitadores convidados, trazendo perspectivas da academia, da gestão pública e da sociedade civil. As vagas são limitadas e as pessoas interessadas devem se inscrever, exclusivamente via o site da exposição.
Exposição 40 anos da resposta brasileira à aids
Em 2025, o Ministério da Saúde comemora oficialmente os 40 anos da resposta nacional à epidemia de aids. Muitos foram os avanços da pauta, além dos diversos desafios ao longo dessas quatro décadas. Para marcar esta data, o Ministério da Saúde realiza, no Sesilab, a Exposição 40 anos da resposta brasileira à aids.
A mostra é um convite para reviver a história, resgatando as ações, estratégias, projetos e políticas públicas que colocaram o Brasil como referência global, destacando a parceria fundamental com a sociedade civil. A Exposição é aberta ao pública e poderá ser visitada entre os dias 2 de dezembro de 2025 e 30 de janeiro de 2025.
Acesse a programação completa da Exposição.





