720X90
Publicidade

Talk Show celebra avanços do Brasil na eliminação da transmissão vertical do HIV

27 de novembro de 2025

O Brasil alcançou a meta de eliminação da transmissão vertical de HIV como problema de saúde pública – durante a gestação, parto ou amamentação – e, no próximo dia 4, vai apresentar e debater a trajetória no talk show interativo “Uma geração livre do HIV: uma história brasileira”, realizado no túnel Sesi Lab. O evento, que ocorrerá das 14h às 15h30, é aberto ao público, mas as pessoas interessadas precisam retirar os ingressos no site da exposição.

A atividade tem como objetivo central reconhecer os avanços alcançados pelo Brasil e apresentar o processo de Certificação Subnacional da Eliminação da Transmissão Vertical. Além do HIV, o encontro abordará a integração das ações para a eliminação da transmissão vertical de outras infecções, como sífilis, hepatite B, HTLV e doença de Chagas.

Com um formato leve e dinâmico, o talk show convida o público a conhecer as conquistas da saúde pública brasileira e a debater os próximos passos para manter a vigilância e a sustentabilidade dessa conquista. O debate será conduzido pelo mediador Ítalo Diniz e contará com a participação de Juliana Moreno, Adson Belém, Silvia Aloia e Kelly Aparecida Palma Alves, reunindo representantes do Ministério da Saúde, gestores, profissionais da saúde e da sociedade civil.

Para Pâmela Gaspar, coordenadora-geral de Vigilância de Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, o alcance das metas de eliminação da transmissão vertical de infecções e doenças só está sendo possível com a participação engajada da sociedade como um todo.

“O Ministério da Saúde tem atuado na promoção de ações de qualificação da oferta de insumos para o cuidado e a prevenção da transmissão vertical, mas a nossa resposta só está sendo possível pelo alto nível de envolvimento de profissionais e gestores locais, de cientistas, de instituições parceiras e de representantes do movimento social e, ainda, do compromisso de integrantes da Equipe e da Comissão Nacional de Validação. Em 2025, alcançamos as metas de eliminação da TV-HIV e, temos, avançado, a cada ano, no alcance dos objetivos de eliminação de outras infecções e doenças”, afirma Gaspar.

 

Exposição 40 anos da resposta brasileira à aids

Em 2025, o Ministério da Saúde comemora oficialmente os 40 anos da resposta nacional à epidemia de aids. Muitos foram os avanços da pauta, além dos diversos desafios ao longo dessas quatro décadas. Para marcar esta data, o Ministério da Saúde realiza, no Sesi Lab, a exposição 40 anos da resposta brasileira à aids.

A mostra é um convite para reviver a história, resgatando as ações, estratégias, projetos e políticas públicas que colocaram o Brasil como referência global, destacando a parceria fundamental com a sociedade civil. A Exposição é aberta ao pública e poderá ser visitada entre os dias 2 de dezembro de 2025 e 30 de janeiro de 2025.

Acesse a programação completa da Exposição