720X90
Publicidade

Governo de São Paulo tem avanço histórico com aprovação do marco legal do SUAS Paulista

26 de novembro de 2025

Governo de São Paulo tem avanço histórico com aprovação do marco legal do SUAS Paulista

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira (25), com ampla maioria, o Projeto de Lei 1048/2025, iniciativa do Governo do Estado que consolida o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no território paulista e atualiza as legislações vigentes da assistência social em São Paulo. Considerado um avanço histórico, o texto consolida diretrizes, competências e parâmetros de cofinanciamento, oferecendo maior segurança jurídica, transparência e previsibilidade para a execução da política pública em todo o Estado. Agora, o texto segue para a sanção do governador Tarcísio de Freitas.

A proposta, aprovada por 50 votos favoráveis e 13 contrários, teve nove alterações, resultado da análise de emendas apresentadas ao longo da tramitação. O texto aprovado centraliza, na Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (SEDS), a coordenação do SUAS no território paulista, fortalece o planejamento regional, aprimora a relação interfederativa com os municípios e amplia os instrumentos de monitoramento, vigilância socioassistencial e avaliação das ofertas.

A secretária de Desenvolvimento Social, Andrezza Rosalém, destacou que a aprovação representa um divisor de águas para a política pública. “O Estado de São Paulo dá um passo histórico. É uma legislação madura, construída a partir de critérios técnicos e que consolida direitos ao fortalecer as redes municipais, a governança estadual e a responsabilidade compartilhada”, afirmou.

A atualização normativa era uma demanda esperada há anos pelos gestores, trabalhadores e usuários da área. “A assistência social não podia mais operar sem um marco legal robusto. O PL 1048 coloca São Paulo em outro patamar de gestão pública, o que traz segurança para quem executa e, principalmente, melhora a qualidade do atendimento a quem mais precisa”, destacou Andrezza.

A legislação também redefine e organiza as responsabilidades entre Estado e municípios, aprimora os mecanismos de pactuação na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e atualiza as normas de funcionamento do Conselho Estadual de Assistência Social (Consea¬s), mantendo o controle social como um eixo estruturante do SUAS no Estado de São Paulo.

LEIA TAMBÉM: SP anuncia edição da Virada Inclusiva 2025

Principais avanços do SUAS no Estado de São Paulo:

Marco legal estruturante
• Institui formalmente o SUAS no Estado de São Paulo, alinhado às diretrizes nacionais.
• Proporciona segurança jurídica para gestores, trabalhadores e usuários.

Fortalecimento da governança
• Define responsabilidades entre Estado e municípios.
• Fortalece mecanismos de coordenação, pactuação e controle social.

Regras claras de cofinanciamento
• Consolida o financiamento fundo a fundo dos recursos estaduais.
• Amplia a previsibilidade para planejamento municipal.
• Promove parâmetros técnicos de regionalização e priorização.

Modernização da gestão
• Cria bases normativas para monitoramento, vigilância socioassistencial e avaliação.
• Qualifica o planejamento, a execução e o acompanhamento dos serviços.

Valorização da rede municipal
• Reconhece a diversidade dos 645 municípios do Estado.
• Padroniza diretrizes para serviços, programas e benefícios.
• Melhora a articulação regional e fortalece a ponta do atendimento.

Transparência e eficiência
• Reforça instrumentos de gestão e prestação de contas.
• Melhora a relação entre Estado, municípios e sociedade civil.

O post Governo de São Paulo tem avanço histórico com aprovação do marco legal do SUAS Paulista apareceu primeiro em Agência SP.