“Aids, HIV e arte”, este é o título da roda de conversa que reunirá os artistas Adriana Bertini, Christus Nóbrega e Micaela Cyrino para dialogar sobre o enfrentamento ao estigma e à discriminação relacionados ao HIV e à aids em suas produções. O encontro ocorrerá no Túnel do Sesi Lab no dia 3 de dezembro, das 15h30 às 17h30.
Os artistas terão obras exibidas na exposição promovida pelo Ministério da Saúde como parte das ações do Dezembro Vermelho, mês de conscientização sobre HIV e aids. “Nossa intenção é valorizar a arte como um potente instrumento de memória, reflexão e, sobretudo, de enfrentamento ao estigma e ao preconceito que ainda cercam populações-chave e prioritárias ao HIV ou diretamente as pessoas que vivem com o vírus ou aids”, detalha Mariângela Simão, secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do MS.
A iniciativa é aberta ao público, mas as vagas são limitadas. Para participar é necessário realizar inscrição exclusivamente pelo site da exposição. A roda de conversa propõe um diálogo aberto entre os artistas e o público sobre como os processos criativos podem traduzir experiências, desafiar narrativas hegemônicas e promover a conscientização.
Exposição 40 anos da resposta brasileira à aids
Em 2025, o Ministério da Saúde comemora oficialmente os 40 anos da resposta nacional à epidemia de aids. Muitos foram os avanços da pauta, além dos diversos desafios ao longo dessas quatro décadas. Para marcar esta data, o Ministério da Saúde realiza, no Sesi Lab, a Exposição 40 anos da resposta brasileira à aids.
A mostra é um convite para reviver a história, resgatando as ações, estratégias, projetos e políticas públicas que colocaram o Brasil como referência global, destacando a parceria fundamental com a sociedade civil. A Exposição é aberta ao pública e poderá ser visitada entre os dias 2 de dezembro de 2025 e 30 de janeiro de 2025.
Acesse a programação completa da Exposição.





