720X90
Publicidade

Após tratamento no Serviço de Medicina Esportiva do HSPE, nadadora de 69 anos conquista medalha de ouro

12 de outubro de 2025

Após tratamento no Serviço de Medicina Esportiva do HSPE, nadadora de 69 anos conquista medalha de ouro

Regina Maria Kesselring, enfermeira aposentada de 69 anos, conquistou medalha de ouro como campeã do nado peito de 25 metros em maio deste ano. Mas há muito tempo ela supera barreiras. Na década de 60, em que mulheres pouco faziam exercício físico, Regina aprendeu a nadar aos 10 anos. Ficou afastada das piscinas durante a adolescência. Mas o amor pela natação a fez voltar aos 48 com o objetivo de ser atleta profissional.

Desde então, participou de diversos campeonatos, entre eles o Circuito Aqua – Volta do Parcel – tradicional travessia marítima de 1.500 metros na praia de Juquehy (São Sebastião) e Jogos Regionais do Idoso (também conhecidos como Jori). No Circuito Alto Tietê de Natação, seu último campeonato, Regina levou o ouro para casa.

Regina sempre competiu orientada por campeões olímpicos e melhores técnicos. Mas, foi na volta de uma competição no final de 2024 que ela procurou ajuda médica para tratar de uma lesão no manguito rotador do ombro direito, que já a incomodava desde 2011. Com esse desconforto ortomuscular, foi encaminhada ao Serviço de Medicina Esportiva do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE). Os especialistas promoveram o fortalecimento geral do corpo para permitir que a nadadora voltasse a fazer o que mais gosta, porém sem dores. Foram seis semanas intensas de musculação com médicos do esporte e educadores físicos da instituição.

6º lugar em águas abertas no XVI Campeonato Sul-Americano de Natação e Águas Abertas Master, em outubro de 2024

“Ela chegou com queixas de dor no ombro, no joelho e até na região lombar. Após a avaliação física, conseguimos evoluir em mais de 50% nas dores no ombro e ainda melhorar a sua flexibilidade. Após os treinos, notamos mais força nas pernas e maior mobilidade da atleta”, explica o educador físico do HSPE, Anderson Nazario. “Mesmo com a natação, é muito importante que todas as pessoas, de qualquer idade, se exercitem e fortaleçam os músculos do corpo – que vão apresentando um envelhecimento natural e constante com o tempo”, finaliza.

O fortalecimento muscular auxiliou a enfermeira aposentada a conquistar mais esse marco de campeã do nado peito e ela conta que hoje está sem dores. “Com a ajuda dos médicos e educadores físicos do HSPE, não precisei operar”, conta Regina.

A idosa, que participa de competições voltadas à terceira idade, se prepara agora para um novo desafio, que acontecerá em São Sebastião. Para isso, ela segue nadando duas vezes na semana e com suporte físico de aulas de pilates, além de supervisão médica para atingir seus objetivos. “Eu nado muito pela emoção de quebrar as barreiras e para manter as amizades que conquistei ao longo dessa trajetória de muitos anos”, finaliza.

Benefícios da musculação e fortalecimento muscular em idosos

● Aumenta a força muscular e melhora a capacidade para atividades do dia a dia
● Melhora o equilíbrio e a coordenação, reduzindo o risco de quedas
● Ajuda a preservar a massa óssea, prevenindo osteoporose
● Contribui para a melhora da mobilidade e flexibilidade
● Auxilia no controle de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e artrite
● Promove a independência funcional e qualidade de vida
● Estimula a saúde mental, reduzindo sintomas de depressão e ansiedade
● Melhora o sono e a disposição geral
● Aumenta o metabolismo, auxiliando no controle do peso corporal
● Melhora a circulação sanguínea e saúde cardiovascular

Serviço de Medicina Esportiva do HSPE

O Serviço de Medicina Esportiva do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) oferece atendimento especializado voltado à promoção, prevenção e reabilitação da saúde de atletas e praticantes de atividade física. Com mais de cinco mil atendimentos anuais, auxilia atletas de alto rendimento e praticantes recreativos.

Com equipe multidisciplinar, entre médicos, fisioterapeutas e especialistas em nutrição e psicologia esportiva, realiza avaliações clínicas, exames e acompanhamento personalizado para otimizar o desempenho e prevenir lesões. O serviço também atua na orientação sobre exercícios seguros e tratamentos para condições relacionadas ao esporte.

O post Após tratamento no Serviço de Medicina Esportiva do HSPE, nadadora de 69 anos conquista medalha de ouro apareceu primeiro em Agência SP.