720X90
Publicidade

Centro de Excelência do Governo de SP fecha Pan Júnior com duas medalhas no atletismo

28 de agosto de 2025

Centro de Excelência do Governo de SP fecha Pan Júnior com duas medalhas no atletismo

A Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo foi muito bem representada nos Jogos Pan-Americanos Júnior, disputado em Assunção, no Paraguai. Equipamento mantido pela pasta, o Centro de Excelência Esportiva de São Bernardo do Campo enviou ao evento três atletas e conquistou duas medalhas.

Bianca Ferreira de Almeida, Thiago Lacerda e Eduardo Cardoso competiram nas provas de atletismo. Os pódios vieram com Bianca, ouro no revezamento 4x400m misto, e Thiago, bronze no lançamento de dardo. Eduardo foi o sétimo colocado no lançamento do martelo.

“Me sinto realizada. Estou muito grata e feliz por ter ajudado a equipe a conquistar o primeiro lugar. Tive algumas lesões na preparação para o Pan, mas graças aos profissionais do Centro de Excelência pude superar essas barreiras e competir em boas condições”, diz Bianca, que também é bolsista do Programa Talento Esportivo, plataforma de financiamento do Governo do Estado de SP para atletas da base ao alto rendimento.

Com 173 pódios e a liderança no quadro geral de medalhas, o Brasil registrou a sua melhor participação na história do Pan Júnior. A delegação brasileira contou com 363 atletas com idade até 23 anos.

Inaugurado em agosto de 2021, o Centro de Excelência atende hoje 150 atletas com idade entre 14 e 21 anos nas modalidades judô e atletismo. Nos últimos dois anos, a Secretaria Estadual de Esportes investiu mais de R$ 9 milhões no espaço, que é administrado pela Prefeitura de São Bernardo do Campo.

Talento Esportivo em alta no Pan

Os atletas do Programa Talento Esportivo também fizeram um ótimo papel no Pan Júnior. A judoca Rafaela Cavalcanti e o velejador Gustavo Kiessling se juntaram a Bia no pódio. Além deles, Beatriz Soares, de apenas 14 anos, chegou às finais das disputas na ginástica rítmica.

Rafa levou o ouro na categoria até 52 kg e garantiu automaticamente uma vaga nos Jogos Pan-Americanos de Lima, Peru, em 2027. Já Guga conquistou o bronze na classe Ilca 7.

O Programa Talento Esportivo é uma plataforma da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo que concede apoio financeiro a atletas em vários níveis de excelência, praticantes de qualquer modalidade esportiva. Para mais informações, clique aqui ou entre em contato pelo (11) 3241-5822, Ramal 1238.

O post Centro de Excelência do Governo de SP fecha Pan Júnior com duas medalhas no atletismo apareceu primeiro em Agência SP.