720X90
Publicidade

Está aberta consulta sobre incorporação de novo tratamento para pessoas com HIV e/ou aids

Nesta terça-feira (26), o Ministério da Saúde, por meio da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), abriu Consulta Pública para avaliar a inclusão do esquema terapêutico bictegravir 50mg/entricitabina 200mg/tenofovir alafenamida 25mg (BIC/FTC/TAF) no tratamento de pessoas vivendo com HIV ou aids. A consulta continua aberta até o dia 15 de setembro.

O esquema terapêutico, que já possui registro na Anvisa, é uma combinação em dose fixa destinada ao tratamento de adultos e crianças a partir de 6 anos de idade e com peso igual ou superior a 25kg. A proposta é que a tecnologia seja utilizada para pessoas com algum dano renal e/ou ósseo, tanto para início de tratamento quanto para a substituição de esquemas antiretrovirais atualmente disponíveis.

O relatório técnico da Conitec aponta que, em pesquisas, o novo esquema se mostrou eficaz em mais de 90% dos casos. Em 48 e 96 semanas, a combinação conseguiu diminuir a quantidade do vírus no sangue a níveis indetectáveis ao método padrão de quantificação da carga viral do HIV e fortalecer o sistema imunológico.

Para o coordenador-geral de Vigilância de HIV e aids (CGHA/Dathi/MS), Artur Kalichman, a consulta pública é uma etapa crucial para embasar a decisão de incorporação de medicamentos ao SUS. “A participação da sociedade neste processo é fundamental. As manifestações da sociedade civil, de profissionais de saúde e outras pessoas interessadas ajudam a garantir que as decisões sobre o nosso sistema de saúde sejam as mais justas e transparentes possíveis”, informou.