720X90
Publicidade

Comissão debate uso da inteligência artificial nos cuidados à pessoa idosa

Depositphotos
Saúde - geral - abrigo - idoso - instituição de longa permanência
IA pode ser usada no combate ao isolamento social e à depressão

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados debate, nesta terça-feira (5), o uso da inteligência artificial (IA) em programas de cuidados voltados à população idosa. O debate será realizado às 16 horas, em plenário a ser definido. A iniciativa é do deputado Geraldo Resende (PSDB-MS).

Segundo o parlamentar, a IA tem se consolidado como uma ferramenta inovadora em diversas áreas, incluindo a saúde e os cuidados com a pessoa idosa. Ele explica que soluções baseadas em IA têm sido utilizadas para monitoramento remoto de saúde, detecção de riscos, assistência na mobilidade, lembretes para medicamentos, bem como no combate à solidão e ao isolamento social, além da detecção da ansiedade e a depressão.

“Considerando o crescimento da população idosa no Brasil e os desafios associados ao envelhecimento, torna-se fundamental discutir como a IA pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida desse segmento da população, garantindo segurança, autonomia e bem-estar”, avalia.

Ele acrescenta ser necessário avaliar as implicações éticas, regulatórias e sociais do uso dessas tecnologias, de forma a garantir que seu emprego ocorra de maneira acessível, segura e humanizada.