720X90
Publicidade

Artistas circenses chegam a Ribeirão Branco neste fim de semana

As atividades são abertas ao público e a apresentação conta com intérprete de Libras.
Foto: Divulgação

Com o objetivo de levar a arte circense de rua para cidades interioranas de São Paulo, o Duo Caponata chega neste domingo (19), à Ribeirão Branco, com o projeto “Em busca de circular no nosso quintal”, oferecendo uma oficina de circo e palhaçada, além de uma apresentação do espetáculo de circo teatro de rua “Em busca de?”. As atividades são abertas ao público e a apresentação conta com intérprete de Libras.

O espetáculo “Em busca de?” que faz uso de técnicas de malabares, bambolê e magia cômica, apresenta uma pesquisa baseada no palhaço em sua essência, ou seja, faz um jogo de cena direto com o espectador, onde o público participa ativamente do trabalho, conduzido pela inocência e lógica inversa do personagem.

De acordo com a atriz do projeto, Bianca Fina (palhaça Pomodora Bamboleta), dentro da arte circense, o palhaço é o mais próximo do espectador, isso porque acontece uma identificação com as vivências do dia a dia e a partir disso, é possível criar uma liberdade maior entre artista e público, fatores que impactam na receptividade do espetáculo.

“Sempre buscamos o fazer artístico democraticamente, por isso escolhemos a rua como palco, pois entendemos que é um lugar de maior democratização artística, ou seja, não restringe público, idade ou classe social”, completa Bianca.

Depois de viajar por 12 estados brasileiros e fazer mais de 60 apresentações de maneira totalmente independente, com o projeto “Em busca de?”, a dupla composta por Samir Jaime (palhaço Berinjela Trakinas) e Bianca Fina, teve a oportunidade de vivenciar experiências com diferentes culturas, principalmente em cidades menores. Partindo dessa experiência, o duo entendeu a necessidade de levar o projeto para municípios com pouco acesso à diversidade e cultura.

“Queremos levar nosso trabalho para somar com a cultura local dessas regiões afastadas de capitais e metrópoles, pois sabemos que todos os lugares possuem suas culturas e tradições, e poder conhecê-las ao mesmo tempo que compartilhamos nossa arte, é o que nos motiva e nos faz continuar aprendendo dia após dia”, relata o produtor Samir Jaime.

E com o objetivo de fomentar ainda mais a linguagem do circo, além do espetáculo, o duo também ministrará uma oficina de circo e palhaçada gratuita para artistas e não artistas, aberta a todas as idades.

Programação:

Domingo, dia 19, das 10h às 12h, oficina de circo e palhaçada, no POPEC (Polo de Desenvolvimento Educacional e Cultural); e às 15h, apresentação do espetáculo de circo-teatro “EM BUSCA DE?”, na Praça de eventos Pedro Manuel Miranda Bueno de Camargo – conjunto habitacional Higino Rodrigues Garcia (entre as ruas: Custodio Gomes e Teresinha Rodrigues Garcia de Araújo, próximo ao terminal rodoviário).


O projeto “Em busca de circular no nosso quintal” foi contemplado pelo edital de circulação do Programa de Ação Cultural de São Paulo (ProAC) 2023.

Pular para o conteúdo