720X90
Publicidade

Defesa Civil de SP explica ‘microexplosão’ vista por moradores em município da região Central

18 de março de 2025

Defesa Civil de SP explica ‘microexplosão’ vista por moradores em município da região Central

A Defesa Civil do Estado de São Paulo confirmou que Nova Europa, no interior paulista, foi atingida por uma microexplosão no último sábado (15). O fenômeno, causado por uma célula de tempestade intensa, trouxe ventos de até 85 km/h, derrubou 150 árvores, três postes e causou estragos em diversas residências. Quatro pessoas ficaram feridas. 

Segundo a Defesa Civil, 20 casas foram atingidas, sendo que cinco ficaram destelhadas, e, até o momento, não há registro de pessoas desalojadas.

LEIA TAMBÉM: Chuvas: Defesa Civil de SP envia ajuda humanitária para municípios do Vale do Paraíba

O que é uma microexplosão?

O meteorologista William Minhoto, da Defesa Civil, explicou que a microexplosão ocorre dentro de uma tempestade severa, quando uma nuvem libera grande quantidade de água ou vento em uma área muito localizada. “A tempestade estava cobrindo toda a cidade, mas, em um espaço bem pequeno, aconteceu essa microexplosão, que nada mais é do que uma tempestade ainda mais forte, com uma rajada de vento mais intensa e um pouco mais de chuva do que no restante da área.”

Como o fenômeno é muito localizado, nem sempre há registro dele em estações meteorológicas, o que torna sua previsão bastante difícil. “A gente pode ter vários pluviômetros na região, mas, na maioria das vezes, não há registro numérico. Então, analisamos imagens dos estragos para determinar se foi uma microexplosão ou até mesmo um tornado”, explicou o meteorologista. 
Ele ressaltou que esse tipo de evento pode causar quedas de árvores e danos a edificações, gerando transtornos para os moradores da área atingida.

Veja vídeos neste link.

Impactos na cidade

O temporal, que durou cerca de 40 minutos e acumulou 100 milímetros de chuva, levou a prefeitura do município a decretar situação de emergência por 90 dias. A tempestade também deixou vários bairros sem energia elétrica e água, mas o abastecimento começou a ser restabelecido nesta segunda-feira (17). 

A Defesa Civil de SP encaminhará materiais de ajuda humanitária ao município, como cestas básicas, e fornecerá telhas e cumeeiras para atender os moradores que foram afetados pelo vendaval.

A única escola estadual do município suspendeu as aulas devido a danos estruturais, enquanto a rede municipal segue com a programação normal após vistorias garantirem a segurança dos estudantes.

O post Defesa Civil de SP explica ‘microexplosão’ vista por moradores em município da região Central apareceu primeiro em Agência SP.