720X90
Publicidade

CNPq divulga resultados de chamada para pesquisas sobre HIV, aids, tuberculose, ISTs e hepatites virais

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou, na última semana, os resultados finais da Chamada Nº 34/2024, voltada para pesquisas em ações de vigilância e prevenção para eliminação do HIV, da aids, da tuberculose, das infecções sexualmente transmissíveis, das hepatites virais e das micoses endêmicas.

Ao todo, foram selecionadas 20 propostas de pesquisa. Os projetos, que contam com um investimento superior a R$ 6 milhões, têm início previsto para 2025 e devem apresentar seus resultados até 2027. O objetivo é apoiar projetos que venham a subsidiar a tomada de decisões em políticas públicas por meio da inovação e do desenvolvimento científico-tecnológico.

A iniciativa contou com a parceria e financiamento do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Decit/Sectics) e do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (Dathi/SVSA/MS).

O diretor do Dathi, Draurio Barreira, elogia a parceria e aponta que, em 2024, os investimentos em editais de pesquisa, realizados em parceria com o CNPq, já superam R$ 230 milhões. “As pesquisas selecionadas se destacam não apenas pelo mérito técnico-científico e caráter inovador, mas também pelo impacto social”, avalia. “Há um forte compromisso com a inclusão de jovens pesquisadores(as), além da valorização de pesquisadores(as) negros(as), pardos(as) e indígenas”.

Draurio também observa que as propostas promovem o engajamento de comunidades afetadas por essas infecções e doenças, refletindo os objetivos do Programa Brasil Saudável. “É importante destacar que a eliminação do HIV, da aids e demais infecções e doenças de responsabilidade do Dathi é uma construção coletiva. A participação social e da academia é um componente vital na nossa estratégia”, declara.

Clique aqui para conferir o resultado da chamada.

 

Junio Silva

Ministério da Saúde

Pular para o conteúdo