720X90
Publicidade

Roubos e furtos de celulares caem 15% no Carnaval da capital paulista

Roubos e furtos de celulares caem 15% no Carnaval da capital paulista

O uso de drones com transmissão em tempo real, câmeras de rua integradas ao sistema do Muralha Paulista, reforço no efetivo das Polícias Civil e Militar e infiltração de agentes fantasiados nos blocos contribuíram para os roubos e furtos de celulares caírem 15,8% em São Paulo (SP) em 2026, de acordo com levantamento da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo. As ações adotadas na capital paulista fazem parte da estratégia do Governo do Estado para proteger os foliões, garantir a ordem pública e intensificar a prevenção e repressão a crimes durante todo o período.

Entre os dias 14 e 17 de fevereiro deste ano, foram registrados 1.678 casos de roubo e furto de celulares. No Carnaval de 2025, celebrado entre 1º e 4 de março, o número chegou a 1.994 ocorrências. Os furtos lideraram os registros, com 1.202 casos, enquanto os roubos somaram 476 ocorrências na capital.

As estratégias foram definidas previamente pelas Polícias Civil e Militar com o objetivo de reforçar a segurança da população, especialmente contra crimes envolvendo celulares, já que criminosos costumam se aproveitar de grandes aglomerações para cometer os crimes.

“Essa redução dos roubos e furtos de celulares é resultado direto de planejamento, integração e presença de policiais nas ruas. Quando somamos estratégia bem definida, monitoramento em tempo real e policiamento ostensivo, conseguimos antecipar movimentos do crime e proteger a população, que conseguiu aproveitar os dias de festa”, disse o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Osvaldo Nico Gonçalves.

Durante as ações nos blocos de rua, as forças de segurança também recuperaram pelo menos 47 celulares em posse de criminosos. Os aparelhos foram encaminhados às delegacias, responsáveis por identificar e acionar as vítimas para devolução.

Em uma das ocorrências, no sábado (14), em um bloco na região da República, no centro de São Paulo, policiais fantasiados de personagens do desenho Scooby-Doo prenderam três criminosos que se aproveitavam da aglomeração para furtar celulares. Ao todo, oito aparelhos foram recuperados com o trio. No domingo (15), na região da República, duas mulheres foram detidas logo após furtarem um folião. Policiais civis fantasiados de Minions flagraram a ação, prenderam as suspeitas e devolveram o celular imediatamente à vítima.

Queda de 21% nos roubos e furtos de celulares no Estado

Em todo o estado de São Paulo, os registros de roubos e furtos de celulares caíram de 2.774 para 2.190 ocorrências, uma diminuição de 21,1% entre o Carnaval do ano passado e o deste ano.

Os furtos também lideraram no estado, com 1.548 ocorrências, enquanto os roubos somaram 642 casos no período.

94 presos em quatro dias de Carnaval na capital

As Polícias Civil e Militar prenderam 94 pessoas por envolvimento em crimes como furto, roubo, adulteração de bebidas, entre outros, durante os dias de festa na cidade de São Paulo.

Somente pela Polícia Civil, foram registradas 52 prisões, a maioria realizada por agentes do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que, disfarçados, se infiltraram nos blocos com o objetivo de prevenir e combater crimes.

Pela Polícia Militar, que mobilizou mais de 5 mil agentes por dia durante o período de festas, foram registradas 42 prisões no último fim de semana. Considerando também o pré-Carnaval, nos dias 7 e 8 de fevereiro, o número chega a 57 detenções — entre elas, oito procurados pela Justiça capturados, segundo o levantamento da Coordenadoria Operacional da PM (CoordOp).

A corporação também registrou 22 ocorrências de furto de celular, seis de roubo de celular, cinco de agressão, 18 de perturbação de sossego e dez relacionadas ao tráfico de drogas. Um dos casos resultou na prisão de um homem que vendia doces com maconha em um bloco no Parque Ibirapuera. Ele foi flagrado com o auxílio de drones da PM, que monitoravam a área.

Reforço no policiamento no pós-Carnaval

Nos próximos sábado (21) e domingo (22 ), as forças de segurança de São Paulo reforçam o policiamento em todo o estado para as festas do pós-Carnaval. Na capital paulista, a Polícia Militar continua com o empenho de mais de 5,2 mil policiais, contemplando todos os pontos de concentração. A Polícia Civil, por sua vez, intensifica o combate à violência contra a mulher, crimes patrimoniais e atos de discriminação, com atenção especial à proteção de grupos vulneráveis.

O esquema especial conta com policiais femininas dedicadas ao acolhimento imediato de vítimas de importunação sexual e à prisão de agressores. As equipes atuam em contato direto com a Cabine Lilás, do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), responsável pelo monitoramento de ocorrências de violência contra a mulher.

O post Roubos e furtos de celulares caem 15% no Carnaval da capital paulista apareceu primeiro em Agência SP.