SuperAção SP: agentes visitam bairros da região metropolitana de SP
O programa SuperAção SP segue avançando nos territórios da região metropolitana de São Paulo (RMSP), com a atuação direta de agentes em bairros estratégicos de Barueri, Embu das Artes e Itaquaquecetuba. A iniciativa tem como foco conectar famílias em situação de vulnerabilidade social a políticas públicas, programas sociais, atendimento socioassistencial e oportunidades de qualificação e inserção no mercado de trabalho.
O trabalho é baseado na busca ativa de famílias já inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). Os agentes realizam visitas domiciliares, levando o atendimento diretamente às residências, sem a necessidade de deslocamento até unidades da assistência social.
Os profissionais elaboram, em conjunto com as famílias, planos de desenvolvimento individualizados, além de realizar encaminhamentos para serviços, programas e oportunidades de emprego e geração de renda, apoiando o fortalecimento da autonomia familiar. Cada agente acompanha, em média, ao menos 20 famílias por mês, com visitas semanais, quinzenais ou mensais, conforme a necessidade de cada caso.
Bairros
A definição dos bairros prioritários ocorreu em parceria com as equipes municipais de assistência social, com base em indicadores de vulnerabilidade e na necessidade de intensificação do acompanhamento familiar. O número de agentes varia de acordo com o porte de cada município, garantindo presença contínua nos territórios atendidos.
Em Barueri, a atuação dos agentes se concentra nos bairros Jardim Júlio, Jardim Maria Helena, Jardim Paulista, Parque Viana, Vila do Conde e Vale do Sol. Em Embu das Artes, as visitas domiciliares ocorrem nos bairros Vila Olinda, Cultura Física, Santa Tereza, Jardim Flórida e Jardim Fabiana.
Já em Itaquaquecetuba, a atuação abrange um conjunto amplo de bairros, entre eles Aracaré, Centro, Cidade Kemel, Estação, Jardim Alvorada, Jardim Joandra, Jardim Nossa Senhora D’Ajuda, Jardim Roseli, Jardim Santa Helena, Jardim Santo Antônio, Jardim Valparaíso, Jardim Zélia, Manoel Feio, Morro Belo, Pedreira, Parque Roseira Alvorada, Rancho Grande, Santa Tereza, Tipóia, Vila Garcina, Vila Miranda, Vila Passarela, Vila São Judas Tadeu, Vila São Roberto, Vila Sarney, Vila Sônia, Vila Veranit, Vila Virgínia, Vila Zeferina e Vila Zezuina.
Atendimento personalizado
O público-alvo do SuperAção SP são famílias em situação de vulnerabilidade social que atendam aos seguintes critérios:
• Estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico);
• Estão com o CadÚnico atualizado nos últimos 24 meses;
• Têm renda familiar per capita, excluindo rendimentos de auxílios sociais, abaixo de meio salário-mínimo nacional (R$ 759, considerando o valor vigente de R$ 1.518 em 2025).
O programa está baseado em duas trilhas de atendimento. A primeira, de Proteção Social, é voltada a famílias com maiores dificuldades de inclusão produtiva, como dependência de cuidados, idade avançada ou situação de rua. Já a trilha de Superação da Pobreza atende famílias com perfil ativo para a inserção ao mundo do trabalho.
A diferença entre as duas modalidades também aparece na forma de acompanhamento: enquanto na Trilha de Proteção Social o atendimento especializado é feito pelas equipes técnicas dos municípios, na trilha de Superação da Pobreza o foco está nas visitas domiciliares e no acompanhamento individualizado e personalizado realizado pelos agentes.
Cada núcleo familiar terá um plano personalizado, que envolve auxílios financeiros, bonificações por metas cumpridas e acesso facilitado a políticas públicas nas áreas de saúde, educação, habitação, assistência social e geração de renda. As famílias serão acompanhadas durante dois anos, com monitoramento adicional de seis meses para avaliação dos avanços.
O post SuperAção SP: agentes visitam bairros da região metropolitana de SP apareceu primeiro em Agência SP.





