As composições da Linha 4-Amarela de metrô ganharam um visual personalizado com uma ação imersiva da campanha do Governo de São Paulo para urgência na economia do uso da água. A partir da desta segunda-feira (16), o trem estará envelopado com adesivos para conscientizar milhares de passageiros que usam o sistema todos os dias sobre a gravidade da situação e a necessidade de reduzir o consumo. A iniciativa faz parte da campanha “Gota por gota. Mais do que Nunca”, lançada neste mês.
As peças trazem imagens reais do reservatório do Cantareira e remetem aos níveis abaixo da média nos reservatórios que abastecem a Grande São Paulo, situação agravada pela seca mais severa dos últimos 10 anos. Os adesivos ficarão dentro dos trens, preenchendo o espaço interno do vagão. A ideia é transportar os passageiros para um cenário real de desabastecimento dos reservatórios e conscientizar sobre a importância da economia de água.
Os adesivos contam com diversas mensagens de conscientização. “Vivemos a maior seca dos últimos anos. A situação é grave e cada gota importa. Faça sua parte: economize água”, diz o texto. Em outro trecho, a campanha também traz informações que ajudam o passageiro a economizar água no dia a dia. Uma delas, por exemplo, indica que trocar a mangueira por vassoura nas atividades de limpeza gera uma economia de até 279 litros de água.
Apesar das fortes chuvas registradas em diversas regiões do estado de São Paulo, os volumes não têm se concentrado nos reservatórios de água. Por isso, o cenário requer medidas urgentes, que envolvem tanto o Governo de São Paulo quanto a população, para evitar o desabastecimento. As telas das estações da Linha-4 Amarela também trazem as mensagens de conscientização.

As primeiras peças desta campanha foram lançadas em TV aberta e canais fechados, emissoras de rádio, mídias digitais e OOH (out of home) no início deste mês e dá continuidade a uma série de campanhas de conscientização que vez sendo realizadas desde 2024 pelo Governo de SP.
Inovação e investimentos
Desde o ano passado, São Paulo conta com um modelo inédito de acompanhamento e gestão integrada dos recursos hídricos para proteção de reservatórios e mananciais. Uma das medidas é a gestão gradual de demanda no período noturno, que já economizou cerca de 83 bilhões de litros de água nos últimos meses. O volume equivale ao consumo mensal de 14 milhões de pessoas.

O Governo de São Paulo também está fazendo investimentos inéditos em obras estruturantes e iniciativas tecnológicas para garantir o fornecimento de água. Desde 2023, o maior plano de resiliência e segurança hídrica da história está viabilizando R$ 25 bilhões em iniciativas integradas para despoluição de rios, prevenção de enchentes, ampliação da oferta de água e obras para reduzir o impacto das mudanças climáticas.
O post Governo de SP leva imagens reais do Cantareira ao metrô para conscientizar sobre consumo racional de água apareceu primeiro em Agência SP.





