SP prorroga prazo para projetos de restauração ecológica no Pontal do Paranapanema
Foi prorrogado até as 12h do próximo dia 9 de fevereiro o prazo para inscrição de empresas interessadas em implementar projetos de restauração ecológica no Pontal do Paranapanema, no extremo oeste de São Paulo. A chamada é uma iniciativa do Finaclima-SP, mecanismo estadual que canaliza recursos privados para ações climáticas.
O foco desta etapa são projetos no Assentamento ‘Governador André Franco Montoro’, em Marabá Paulista, visando a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reservas Legais (RLs). O edital, gerenciado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), prevê 60 meses de execução: 24 para plantio e 36 para monitoramento.
Podem participar organizações sem fins lucrativos, legalmente constituídas há pelo menos dois anos. Os recursos já captados serão aplicados em uma região prioritária para a conectividade de fragmentos da Mata Atlântica. Para acessar a página do chamamento público basta acessar este link
Acelerando a restauração com parcerias
A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende, destacou a estratégia do estado. “Temos um mapeamento detalhado das áreas recuperáveis e a governança pronta. O Finaclima-SP é um sistema ágil, pensado para acelerar a parceria com o setor privado”, afirmou.
Ela citou o projeto ‘ARR Corredores de Vida’, também no Pontal, que já plantou 15 milhões de árvores mediante colaboração entre empresas, governo e sociedade civil, como um modelo bem-sucedido.
Recursos para escala
Criado para ampliar o financiamento climático no estado, o Finaclima-SP recebeu, apenas em 2025, aproximadamente R$10 milhões em recursos, oriundos de parcerias com empresas e da conversão de multas ambientais. Os fundos são destinados a projetos de alto impacto em restauração, conservação e serviços ecossistêmicos.
A iniciativa busca dar escala a ações ambientais, contribuindo diretamente para o cumprimento das metas estaduais de restauração e redução de emissões de gases de efeito estufa.
As instituições interessadas devem acessar o edital completo e realizar a inscrição através do site oficial do Funbio.
Projetos para a APA do Sistema Cantareira
Seguindo as diretrizes do Finaclima-SP, foram definidas para atuação inicial áreas da Região Administrativa de Presidente Prudente, especialmente o Pontal do Paranapanema, e a Área de Proteção Ambiental (APA) do Sistema Cantareira, criada em 1998 e que abrange os municípios de Mairiporã, Atibaia, Nazaré Paulista, Piracaia, Joanópolis, Vargem e Bragança Paulista.
Em março deste ano serão contratados os projetos submetidos na Chamada de Projetos para o Pontal do Paranapanema. As ações serão detalhadas em projetos executivos para início dos plantios em outubro, início da época de chuvas.
A Chamada de Projetos para a APA do Sistema Cantareira será lançada, também em março deste ano, e ficará aberta para recebimento de propostas por, aproximadamente, dois meses.
O post SP prorroga prazo para projetos de restauração ecológica no Pontal do Paranapanema apareceu primeiro em Agência SP.





