720X90
Publicidade

Roubos de cargas em SP atingem o menor índice em 25 anos

Roubos de cargas em SP atingem o menor índice em 25 anos

Os roubos de cargas atingiram o menor número desde 2001 no estado de São Paulo, com 3.470 casos registrados ao longo de doze meses. O índice representa uma queda de 26,3% em relação aos 4.711 casos contabilizados em 2024.

No último mês, foram 270 ocorrências, 175 a menos do que no ano retrasado. Esse foi o segundo menor número já registrado para o mês de dezembro, ficando atrás apenas de 2002, quando houve 263 casos.

O resultado também foi expressivo na capital paulista. O número de casos de roubos de carga foi o menor em 24 anos. Em 2025, foram 1.720 casos na capital paulista ante 2.257 em 2024, uma queda de 23,7%. Na comparação entre os meses de dezembro, o número caiu de 224 para 129 boletins, uma redução de 42,4%.

LEIA MAIS: Polícia Militar recupera medicamentos roubados avaliados em R$ 800 mil na Grande São Paulo

A queda nos índices de roubos de carga em São Paulo tem sido gradual desde 2023. Os resultados são atribuídos ao trabalho conjunto das polícias Civil e Militar de SP no combate ao crime, aliado ao uso de inteligência e tecnologia, como o sistema do Muralha Paulista.

Em dezembro, por exemplo, quatro integrantes de uma quadrilha especializada em roubos de carga foram presos por policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais. Ao menos três funcionários terceirizados integravam o esquema, recrutando motoristas e fornecendo trajetos para os assaltos. Saiba mais aqui.

Também em dezembro, a Polícia Civil impediu um roubo a uma transportadora e prendeu quatro homens no bairro de Cumbica, em Guarulhos. Eles foram detidos no momento em que desciam de um dos veículos para realizar a ação, que já teria sido utilizada em outros roubos. Todos os envolvidos possuíam antecedentes criminais.

LEIA MAIS: Polícia Civil de SP desarticula ‘entreposto’ do tráfico e prende 6 em São Miguel Arcanjo

A Polícia Militar também atua de forma efetiva contra o crime. Em novembro, uma quadrilha com seis integrantes foi surpreendida enquanto realizava o desmanche de um veículo em uma área de mata na Estrada Santa Honório, na zona leste da capital. A vítima foi libertada e parte da carga foi recuperada.

As forças de segurança paulistas também atuam de forma integrada com outros órgãos. Uma operação realizada entre a Polícia Militar Rodoviária, a Polícia Federal e o Ministério Público, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, prendeu, em setembro, mais de 20 suspeitos de integrarem uma organização criminosa envolvida em roubo e receptação de cargas.

O estado também conta com o sistema de informações e prevenção a crimes praticados contra o transporte de cargas, o SP Cargas, que auxilia na prevenção e na gestão de riscos relacionados à mobilidade criminal. Os transportadores podem acessar as informações do sistema, o que facilita a tomada de decisões e contribui para o aumento da segurança nas operações.

O post Roubos de cargas em SP atingem o menor índice em 25 anos apareceu primeiro em Agência SP.