720X90
Publicidade

Defesa Civil realiza ação de conscientização sobre riscos urbanos durante tempestades na capital

Defesa Civil realiza ação de conscientização sobre riscos urbanos durante tempestades na capital

A Defesa Civil do Estado realiza na estação Campo Limpo, da Linha 5-Lilás da ViaMobilidade, na zona sul de São Paulo, uma ação de conscientização e prevenção contra os riscos dos alagamentos e enxurradas nesta quarta-feira (28).

A iniciativa, que conta com o apoio da Defesa Civil do município de São Paulo, tem o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos urbanos associados às tempestades, como enxurradas, alagamentos e descargas elétricas, e orientar sobre medidas de autoproteção e comportamentos seguros em situações de chuva intensa, comuns no período de verão, especialmente em áreas urbanas.

Os agentes entregam folhetos informativos e se colocam à disposição dos passageiros que buscam mais informações sobre as medidas que devem ser adotadas nesta época do ano.

De acordo com o tenente Maxwell Souza, porta-voz da Defesa Civil, ações como a desta quarta-feira trazem para os cidadãos orientações sobre como se comportar diante de chuvas, raios, vendavais, enxurradas e alagamentos.

“Neste ano temos tido chuvas muito fortes em forma de tempestade, e os alagamentos estão sendo recorrentes aqui na capital. Infelizmente tivemos mortes com pessoas arrastadas pelo alagamento. A maioria não sabe que 15 cm de água já pode arrastar uma pessoa, uma pequena lâmina d’água na altura do tornozelo ou 30 cm arrasta um carro na altura da metade da roda do veículo. A pessoa já perde a dirigibilidade, o veículo começa a ser arrastado e infelizmente vai acabar caindo dentro de um córrego. Como aconteceu aqui mesmo do nosso lado onde um casal de idosos acabou sendo arrastado e perdeu a vida”, afirma.

Importância dos alertas

Maxwell lembra que a Defesa Civil emite alerta sempre que há formação de chuva forte em locais da capital. “Os nossos meteorologistas ficam de olho ali no radar, nos mapas, observando estas chuvas e nós vamos acionando o sistema de alerta que chega na ponta da linha, no celular da população, justamente para levar essa prevenção”, explica.

Mas o tenente ressalta que o alerta sozinho não é a única ferramenta de prevenção. “De nada adianta a gente mandar a mensagem e a pessoa não acreditar ou desrespeitar aquela orientação. O objetivo do alerta é falar para o cidadão que um risco real está perto dele, seja um risco de um alagamento, de um deslizamento de terra, de um vendaval, de um raio”, salienta.

Somente na terça-feira (27), foram registrados mais de 1.200 raios na cidade de São Paulo. “Felizmente não tivemos vítimas. Esses alertas têm o objetivo de deixar as pessoas seguras durante a passagem dessas fortes tempestades”, finaliza o tenente.

Para o estagiário na área financeira Matheus Augusto Cano Pimenta, a ação é essencial porque traz a importância da prevenção. “Até um tempo atrás a gente não tinha informações sobre chuva e acabava sendo surpreendido pelas tempestades. Agora com os alertas da Defesa Civil a gente consegue se preparar, por exemplo, na hora de sair do trabalho. É preciso ficar em segurança”, diz.

O post Defesa Civil realiza ação de conscientização sobre riscos urbanos durante tempestades na capital apareceu primeiro em Agência SP.