Governo de SP anuncia cidades parceiras do programa Pontos MIS para o ano de 2026
O MIS, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, anunciou as cidades parceiras que farão parte do programa Pontos MIS no ano de 2026. Ao total, são 128 cidades e 7 unidades das Fábricas de Cultura contempladas pelo projeto de formação e difusão cultural, que leva a todo o Estado de São Paulo programações de sessões de cinema, oficinas, palestras, exposições e formação em gestão cultural, visando a formação de novos públicos para a cultura e para o cinema.
Confira aqui a lista completa: Adamantina; Americana; Amparo; Anhumas; Aparecida; Araçatuba; Arujá; Bariri; Barretos; Barueri; Bastos; Bilac; Birigui; Bocaina; Boituva; Botucatu; Bragança Paulista; Brotas; Buritama; Caçapava; Cajamar; Campos do Jordão; Cananéia; Caraguatatuba; Colina; Cotia; Cravinhos; Divinolândia; Dois Córregos; Eldorado; Espírito Santo do Pinhal; Francisco Morato; Garça; Guaiçara; Guaíra; Guararema; Guaratinguetá; Guariba; Herculândia; Hortolândia; Iguape; Ilha Solteira; Ilhabela; Indaiatuba; Iracemápolis; Itanhaém; Itapetininga; Itatiba; Itu; Jaboticabal; Jahu; Jales; Jardinópolis; Joanópolis; Jundiaí; Juquiá; Lavrinhas; Leme; Lençóis Paulista; Limeira; Lins; Lorena; Marília; Miracatu; Mirandópolis; Mococa; Mogi Guaçu; Mogi Mirim; Mongaguá; Monte Alegre do Sul; Olímpia; Osvaldo Cruz; Ouroeste; Paraibuna; Pardinho; Pederneiras; Pereira Barreto; Peruíbe; Pindamonhangaba; Pinhalzinho; Piquete; Piracicaba; Pirapozinho; Pirassununga; Planalto; Porto Feliz; Porto Ferreira; Ribeirão Corrente; Ribeirão Pires; Ribeirão Preto; Rifaina; Rio Claro; Rio Grande da Serra; Santa Cruz do Rio Pardo; Santa Fé do Sul; Santa Gertrudes; Santa Isabel; Santa Rita do Passa Quatro; Santa Rosa de Viterbo; Santo André; Paranapiacaba (Santo André); Santo Antônio de Posse; Santos; São Bento do Sapucaí; São Bernardo do Campo; São Caetano do Sul; São João da Boa Vista; São José do Rio Pardo; São José do Rio Preto; São José dos Campos; São Paulo (Fábricas de Cultura); São Roque; São Sebastião; São Simão; Serra Negra; Sertãozinho; Sorocaba; Suzano; Taciba; Tambaú; Tatuí; Taubaté; Turiúba; Ubatuba; Vargem Grande do Sul; Várzea Paulista; Vera Cruz; Votuporanga; Fábrica de Cultura Parque Belém; Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes; Fábrica de Cultura Vila Curuçá; Fábrica de Cultura Itaim Paulista; Fábrica de Cultura Santos; Fábrica de Cultura Sapopemba; Fábrica de Cultura São Bernardo do Campo.
O programa estabelece os seguintes eixos de trabalho:
Exibição de filmes
Sessões presenciais
Mensalmente, o Pontos MIS disponibiliza um catálogo de filmes para as cidades parceiras selecionarem e programarem a exibição em seus respectivos espaços culturais.
Exposições Pontos MIS
Itinerância
O projeto de itinerância Exposição Pontos MIS ocupa espaços culturais das cidades parceiras com diversas mostras fotográficas do acervo do MIS.
Formação
Oficinas
O programa disponibiliza oficinas e palestras gratuitas sobre cinema, fotografia e gestão cultural para o público. As oficinas acontecem presencialmente nas cidades parceiras.
Orientação e desenvolvimento de curtas
Seleção e acompanhamento de projeto de curta-metragem, em diferentes etapas de sua realização, com o objetivo de colaborar com roteiristas, diretores e produtores residentes do Estado de São Paulo, para aprimorarem seus projetos, dialogando sobre as dúvidas e dificuldades que possam existir em cada fase. Uma equipe de profissionais do programa Pontos MIS orienta e faz sugestões de desenvolvimento dos projetos aos participantes, de forma gratuita e virtual.
Residência Pontos MIS
A Residência Pontos MIS é uma oportunidade de aprimoramento no campo audiovisual, oferecendo uma imersão de uma semana no Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo, em que os selecionados têm a oportunidade de participar de aulas, palestras com renomados profissionais do cinema e experiências práticas enriquecedoras. O programa anual começa com a divulgação de uma Convocatória no site do MIS, por meio da qual são selecionados os melhores curtas-metragens produzidos por talentos de todo o estado de São Paulo (exceto capital), resultantes das oficinas audiovisuais oferecidas pelo programa Pontos MIS.
Cada candidato é convidado a apresentar um filme que tenha realizado, com duração máxima de 20 minutos. Uma comissão formada por integrantes do MIS seleciona 12 trabalhos. Os diretores desses filmes são convidados a participar dessa imersão, para a qual o MIS oferece transporte e hospedagem, assim como uma ajuda de custo para demais despesas.
Relação com municípios
Para assegurar a boa comunicação conquistada durante anos com os gestores municipais de cultura, mensalmente o Pontos MIS envia uma newsletter com o intuito de divulgar a programação e incentivar reflexões e debates junto aos parceiros. Também são realizados Encontros e formação para os gestores culturais Pontos MIS, para alinhamento e aprimoramento das atividades e uma melhor comunicação com os representantes dos municípios.
O post Governo de SP anuncia cidades parceiras do programa Pontos MIS para o ano de 2026 apareceu primeiro em Agência SP.





