720X90
Publicidade

Campeão mundial de patins, atleta do Talento Esportivo aprimora técnicas com vídeos da internet

Campeão mundial de patins, atleta do Talento Esportivo aprimora técnicas com vídeos da internet

Em 15 anos, Danilo Senna foi da criança que sonhava em ter o patins que decorava uma loja de brinquedos ao jovem que atravessou o Oceano e conquistou o mundo na categoria Roller Freeestyle. Os patins entraram na vida de Danilo graças a um passeio despretensioso e um antigo sonho de família. Foi aos 5 anos de idade que ele avistou o acessório pela primeira vez na prateleira de uma loja. A mãe, que o acompanhava, não titubeou e presenteou o filho na mesma hora.

“Minha mãe sonhava andar de patins quando criança, mas ela não tinha condições financeiras para comprar um. O fato de ter me presenteado também foi a realização do sonho dela. Comecei a patinar em casa, mas o espaço era limitado e então meus pais me levaram para praticar no Parque da Juventude, em São Bernardo do Campo. Com o tempo, passei a frequentar pistas com rampas e obstáculos e me interessei de verdade no esporte”, lembra Danilo, que desde 2025 é beneficiário do Programa Talento Esportivo, plataforma da Secretaria de Esportes do Estado de SP que atende atletas da base ao alto rendimento.

Os treinos e competições moldavam um Danilo ainda mais completo e imprevisível sobre as rodinhas. Mas não foi só colocando o patins pra jogo que ele se tornou uma referência no esporte. A internet teve sua contribuição na formação do campeão mundial.

“Quando comecei no patins, fiz algumas aulas para aprender o básico. Depois me desenvolvi sozinho. Aprendo muito patinando e também assistindo a vídeos no Youtube e Instagram. Vejo variações que são possíveis de fazer e com base nisso crio as minhas próprias”, conta.

Depois de ganhar fama em torneios estaduais, Danilo correu para os holofotes em 2022, quando conquistou o Brasileiro e o Sul-Americano, além de ter ficado com o vice do Mundial. As temporadas de 2023 e 2024 consolidaram o jovem como um dos maiores prospectos da modalidade. E ele confirmou as apostas em 2025, aos 20 anos, vencendo o Mundial de Roller Freestyle pela primeira vez, no Japão.

“Ganhar o Mundial foi uma realização. Foi algo que eu sempre lutei. Até o reconhecimento mudou. Já fui parado na rua e no shopping para tirar foto. Pessoalmente, isso é motivo de muita alegria e um sinal do reconhecimento do meu trabalho”, afirma.

Com o mundo nas mãos, Danilo parte agora para uma outra empreitada: popularizar o patins street no Brasil.

“O Brasil tem muitos atletas com potencial, mas que ainda não tiveram oportunidades por questões financeiras. Hoje, a França é a maior força da nossa modalidade, mas acho que o Brasil, mesmo com uma infraestrutura inferior, consegue competir de igual para igual. Meu objetivo é tornar o patins um esporte popular em nosso país. Uma inclusão no programa olímpico poderia ajudar a influenciar outros jovens a se apaixonar pelo esporte como eu um dia me apaixonei”, fecha.

O post Campeão mundial de patins, atleta do Talento Esportivo aprimora técnicas com vídeos da internet apareceu primeiro em Agência SP.