720X90
Publicidade

Governo de SP confirma consórcio Acqua Vias SP como vencedor da PPP de Travessias Hídricas

Governo de SP confirma consórcio Acqua Vias SP como vencedor da PPP de Travessias Hídricas

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), informa que, conforme publicação desta sexta-feira (19) no Diário Oficial do Estado, o consórcio Acqua Vias SP foi declarado vencedor da Parceria Público Privado (PPP) de Travessias Hídricas, após a conclusão da análise da documentação de habilitação e sem registro de recursos administrativos. A empresa segue para a etapa de homologação da licitação e pela adjudicação, etapas que antecedem a assinatura do contrato.

Com isso, o processo licitatório é concluído e o consórcio passa a cumprir as providências finais para a formalização do contrato, prevista para o início de 2026. O Acqua Vias SP é formado pelas empresas BK Consultoria e Serviços, Internacional Marítima, Rodonave Navegações, Zetta Infraestrutura e Participações e Innovia Soluções Inteligentes.

O contrato da PPP, com duração de 20 anos, prevê a aquisição de mais de 40 novas embarcações, sendo a maioria delas 100% elétricas. Os recursos também contemplam a requalificação e a ampliação de 20 terminais no Estado de São Paulo, novas oficinas de manutenção, centros de controle operacional, cabines automáticas de cobrança e sistemas de automação e segurança.

LEIA MAIS: Em 3 anos de gestão, Governo de SP destrava obras emblemáticas e faz expansão histórica de serviços e investimentos

“O mais importante é o efeito social que esse projeto vai trazer para a população. Vamos triplicar a capacidade de transporte, eliminar um grande gargalo e beneficiar diretamente os usuários, com um serviço melhor, mais eficiente, mais confortável e com menor impacto ao meio ambiente. Será também um grande vetor de desenvolvimento sustentável para as regiões atendidas”, afirmou o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.

Durante a estruturação, a PPP de Travessias Hídricas tornou-se o primeiro projeto no Brasil a receber a certificação internacional Blue Dot Network, concedida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O selo reconheceu o alinhamento do projeto com os mais altos padrões de governança, sustentabilidade ambiental e responsabilidade social.

A modernização do sistema estadual permitirá a redução de até 18 mil toneladas de CO₂ por ano, consolidando o projeto como um dos maiores programas de descarbonização do transporte aquaviário do país.

Próximos passos

Com a adjudicação e homologação do resultado, que confirmam oficialmente a vencedora e a regularidade do processo, será iniciado o procedimento para assinatura do contrato, com previsão para o primeiro semestre de 2026. A partir daí, terá início a fase de transição operacional.

Durante esse período, a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) segue responsável pelas operações nos três primeiros meses, em regime de cooperação com a concessionária, que assumirá integralmente a gestão a partir do sétimo mês.

O plano de investimentos será executado de forma gradual, contemplando a fabricação das novas embarcações e a modernização dos terminais. De acordo com o cronograma contratual, todas as travessias deverão operar com capacidade plena até o final do sétimo ano, com as obras concluídas e a frota elétrica já operacional.

As linhas aquaviárias contempladas pela PPP são:

  • São Sebastião–Ilhabela;
  • Santos–Vicente de Carvalho;
  • Santos–Guarujá;
  • Bertioga–Guarujá;
  • Cananéia–Continente;
  • Cananéia–Ilha Comprida;
  • Cananéia–Ariri;
  • Iguape–Juréia;
  • Bororé–Grajaú;
  • Taquacetuba–Bororé e João Basso–Taquacetuba;
  • Porto Paraitinga;
  • Porto Varginha;
  • Porto Natividade da Serra
  • Programa de Parcerias de Investimentos (PPI-SP)

O PPI-SP é uma iniciativa do Governo do Estado que visa ampliar as oportunidades de investimento, emprego, desenvolvimento socioeconômico, tecnológico, ambiental e industrial em São Paulo.

Com foco nas áreas de Rodovias, Mobilidade, Social e Água/Energia, o PPI-SP está realizando o maior e mais completo programa de investimentos com a iniciativa privada da história de São Paulo, beneficiando a população paulista e impulsionando o crescimento econômico regional. Ao todo, são mais de 30 projetos qualificados e uma carteira de mais de R$ 550 bilhões em investimentos.

O post Governo de SP confirma consórcio Acqua Vias SP como vencedor da PPP de Travessias Hídricas apareceu primeiro em Agência SP.