Estação Elevatória de Esgoto de Pinheiros tem sistema de bombas revitalizado
A Sabesp vai reinstalar a sexta e última bomba da Estação Elevatória de Esgoto (EEE) de Pinheiros, equipamento que passou por um processo completo de revitalização na oficina da Companhia. Com 13 metros de altura, um metro de diâmetro e peso aproximado de 15 toneladas, o equipamento vai reforçar a operação do sistema responsável pelo transporte do esgoto produzido por cerca de 3,8 milhões de pessoas na bacia do Rio Pinheiros, com destino à Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Barueri.
A reinstalação da bomba marca mais uma etapa da renovação estrutural da estação, o maior sistema de bombeamento de esgoto da Região Metropolitana de São Paulo. A bomba passou por um processo integral de revitalização, que incluiu a reconstrução de mecanismos, substituição de componentes críticos, ajustes estruturais e aplicação de revestimentos protetores de alto desempenho.
LEIA TAMBÉM: CADE aprova a venda da Emae para a Sabesp sem restrições
“A estação foi projetada para operar com quatro bombas funcionando ao mesmo tempo, enquanto as demais ficam como reserva. Com a instalação das seis bombas, a Sabesp ganha mais flexibilidade: será possível retirar um equipamento para manutenção preventiva sem impacto no funcionamento do sistema”, explica a diretora de Tratamento de Esgotos, Ivana Vidal.
Para a execução do serviço, serão realizadas duas paradas operacionais para a preparação do poço e a instalação da bomba.
Cronograma das paradas programadas
● 1ª parada: das 18h de 17/12/2025 às 5h de 18/12/2025, para atividades preliminares de preparação do poço.
● 2ª parada: das 14h de 18/12/2025 às 10h de 19/12/2025, para a montagem do bombeador na posição 06.
O equipamento deve entrar em operação plena na segunda-feira, 22 de dezembro.
Modernização EEE Pinheiros
O processo de modernização da estação teve início em agosto, quando três bombas passaram por revitalização após apresentarem falhas associadas ao fim de sua vida útil. A primeira bomba foi reinstalada ainda naquele mês; a segunda em novembro; e a terceira está em processo de instalação, concluindo esta etapa da modernização.
Para assegurar a recuperação plena da EEE Pinheiros, a Sabesp contratou um pacote de renovação integral no valor de R$ 20 milhões, que inclui tanto a revitalização dos equipamentos existentes quanto a substituição definitiva do conjunto por novas bombas fabricadas sob medida no exterior. A instalação desses novos equipamentos está prevista para ocorrer até o final do primeiro semestre de 2026.
As novas bombas representarão um avanço tecnológico significativo, com 13 metros de altura, 15 toneladas e potência de 1.250 cavalos, superior à de um carro de Fórmula 1. Elas substituirão definitivamente o conjunto atual, cuja vida útil havia sido ultrapassada há mais de cinco anos, mesmo diante do expressivo aumento do volume de esgoto encaminhado para tratamento na última década.
A Sabesp destaca que, antes da desestatização, restrições orçamentárias limitavam os investimentos na área de esgotamento sanitário, uma vez que grande parte dos recursos era direcionada ao abastecimento de água. Com o novo modelo de gestão, a Companhia passou a contar com capacidade de investimento 2,5 vezes maior, o que tem permitido enfrentar passivos históricos e implementar soluções estruturantes em benefício da população e do poder concedente.
O post Estação Elevatória de Esgoto de Pinheiros tem sistema de bombas revitalizado apareceu primeiro em Agência SP.





