Detran-SP amplia em 140% ações educativas no trânsito em um ano
Um dos oito eixos do Plano de Segurança Viária do Estado de São Paulo (PSV-SP), a educação teve impulso do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) em 2025. Foram realizadas 2.700 ações de caráter pedagógico entre janeiro e novembro, 140% mais que no mesmo período de 2024 (1.114). O público atingido também praticamente dobrou: saltou de 353.385 pessoas atingidas de janeiro a novembro do ano passado para 750 mil alcançadas em 399 cidades do Estado.
De modo geral, as ações foram endereçadas aos grupos mais vulneráveis do trânsito: pedestres e motociclistas. A cada abordagem, com informações sérias e assertivas, as equipes do Detran-SP procuram sensibilizar as pessoas sobre a importância do respeito às regras de trânsito – que, em última instância, significa respeito ao outro.
Motoristas de veículos de passeio e de transporte pesado também foram abordados. As ações se deram de diversas formas: com conversas, jogos educativos e blitze pedagógicas em bares, restaurantes e festas regionais, em que o uso do bafômetro é meramente ilustrativo, além de atividades em parques, escolas, eventos esportivos e vias urbanas.
As principais campanhas a pautar as ações foram “Sinal de Respeito”, continuação da política iniciada em 2024 em torno da faixa de pedestres, e “O importante é chegar! Desacelere, seu bem maior é a vida!”, do Maio Amarelo, que teve como tema a velocidade. No caso dos motociclistas, trabalhou-se com duas campanhas:“Faz seu corre sem correr”, lançada no final do ano passado, e “Não corra, a velocidade não perdoa!”, deste segundo semestre.
O post Detran-SP amplia em 140% ações educativas no trânsito em um ano apareceu primeiro em Agência SP.





