720X90
Publicidade

Mais da metade da população pratica atividades físicas, mas adesão entre jovens recua em 2025

29 de novembro de 2025

Mais da metade da população pratica atividades físicas, mas adesão entre jovens recua em 2025

Estudo da Fundação Seade mostra que 55% da população no estado de São Paulo afirma praticar exercícios em 2025, 16 pontos percentuais acima do registrado em 2019 (39%). A pesquisa ouviu moradores de todas as regiões do estado por meio de entrevistas remotas realizadas em setembro de 2025.

“Os dados revelam que o hábito de se exercitar está consolidado entre boa parte da população, mas ainda há desafios em segmentos com menor renda e escolaridade, especialmente entre os mais jovens”, destaca o estudo da Fundação Seade.

A adesão é maior entre homens (61%) do que entre mulheres (52%), e cresce conforme aumentam a escolaridade e a renda familiar. Já entre os jovens de até 29 anos, houve queda de oito pontos percentuais na prática de atividades físicas, entre 2024 e 2025 (61% para 53%), o maior recuo entre os grupos etários. A redução pode estar associada ao arrefecimento de comportamentos saudáveis estimulados no período pós-pandemia, acrescido pela retomada das atividades presenciais de estudo e trabalho.

Pessoas 60+ lideram avanço

Em sentido oposto, destaca-se o avanço entre pessoas com 60 anos ou mais, cuja adesão passou de 33%, em 2019, para 52% em 2025, o que representa 19 pontos percentuais de crescimento. A pesquisa indica que esse público demonstra maior conscientização sobre os benefícios do autocuidado e da manutenção da funcionalidade física, associada à maior disponibilidade de tempo. Nesse estrato da população, os problemas de saúde continuam sendo o principal motivo para a não prática de exercícios.

No interior paulista, a proporção de praticantes (58%) é superior à da Região Metropolitana de São Paulo (52%). Entre os que se exercitam, oito em cada dez afirmam realizar atividades duas ou mais vezes por semana, e três em cada dez dedicam aos treinos mais de uma hora diária. Esses índices refletem a percepção consolidada sobre os benefícios da regularidade da prática de exercícios.

Por outro lado, 45% da população ainda não pratica atividades físicas, e as principais razões incluem problemas de saúde (39%), falta de tempo (25%) e ausência de locais adequados (14%).

O estudo também mostra que um terço dos entrevistados (33%) considera suficientes as instalações esportivas em seu bairro e 47% identifiquem a existência de centros esportivos ou quadras públicas perto da sua moradia, embora apenas 32% os utilizem. Esses espaços, segundo o levantamento, são mais usados por pessoas de menor renda familiar, o que reforça a importância da oferta de equipamentos públicos para incentivar hábitos saudáveis.

Sobre o Seade

Há mais de 40 anos, a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) é referência nacional na produção e disseminação de informações e análises socioeconômicas e demográficas sobre o Estado de São Paulo.

O post Mais da metade da população pratica atividades físicas, mas adesão entre jovens recua em 2025 apareceu primeiro em Agência SP.