Ao longo dos 40 anos da epidemia de HIV e aids o Brasil avançou consideravelmente nas abordagens e estratégias de prevenção à infecção e à doença. Para discutir os avanços históricos, o Ministério da Saúde promoverá, no próximo dia 5, o talk show “Da camisa de vênus à PrEP: 40 anos de inovação na prevenção do HIV”.
O evento promoverá um debate sobre a evolução das ferramentas e estratégias de prevenção ao longo das últimas quatro décadas, partindo da centralidade no preservativo (conhecido popularmente como “camisa de vênus” nos anos 1980 e 1990) até as modernas abordagens da Prevenção Combinada, que incluem as profilaxias pré e pós-exposição de risco ao HIV, PrEP e PEP).
A atividade faz parte da programação do Dezembro Vermelho – mês e cor internacionais de conscientização sobre HIV e aids – de 2025 promovida pelo Ministério da Saúde e é aberta ao público, mas para participar é necessário realizar inscrição no site. As vagas são limitadas. Os especialistas convidados são: Alexandre Grangeiro, Mikaella Reis e Vera Paiva.
Exposição 40 anos da resposta brasileira à aids
Em 2025, o Ministério da Saúde comemora oficialmente os 40 anos da resposta nacional à epidemia de HIV e aids. Muitos foram os avanços da pauta, além dos diversos desafios ao longo dessas quatro décadas. Para marcar esta data, o Ministério da Saúde realiza, no Sesi Lab, a exposição 40 anos da resposta brasileira à aids.
A mostra é um convite para reviver a história, resgatando as ações, estratégias, projetos e políticas públicas que colocaram o Brasil como referência global, destacando a parceria fundamental com a sociedade civil. A Exposição é aberta ao pública e poderá ser visitada entre os dias 2 de dezembro de 2025 e 30 de janeiro de 2025.
Acesse a programação completa da exposição.





