Como parte da programação alusiva ao Dezembro Vermelho – mês e cor internacionais de conscientização sobre HIV e aids – 2025, o Ministério da Saúde, em parceria com o Sesi Lab, convida todas as pessoas a assistirem o espetáculo “O Rapaz da rabeca e a moça Rebeca”. As apresentações da peça teatral ocorrerão nos dias 6 e 7 de dezembro, às 17h, no Sesi Lab, como parte da exposição “40 anos da resposta nacional à aids”.
O espetáculo tem quase dez anos em cartaz e utiliza a linguagem do teatro e da literatura de cordel para promover diálogo sobre saúde sexual e cidadania com foco na prevenção do HIV. O evento é aberto ao público. Para participar é necessário retirar ingressos no site da exposição. As vagas são limitadas.
A trama é uma adaptação de um livreto de cordel e conta a história de amor impossível no sertão, inspirada em Romeu e Julieta, do poeta e dramaturgo William Shakespeare. João e Rebeca vêm de famílias rivais, mas se apaixonam. O contexto da história aborda o preconceito em relação às pessoas vivendo com HIV e aids e fala da importância do uso do preservativo durantes as relações sexuais.
Exposição 40 anos da resposta brasileira à aids
Em 2025, o Ministério da Saúde comemora oficialmente os 40 anos da resposta nacional à epidemia de aids. Muitos foram os avanços da pauta, além dos diversos desafios ao longo dessas quatro décadas. Para marcar esta data, o Ministério da Saúde realiza, no Sesilab, a exposição 40 anos da resposta brasileira à aids.
A mostra é um convite para reviver a história, resgatando as ações, estratégias, projetos e políticas públicas que colocaram o Brasil como referência global, destacando a parceria fundamental com a sociedade civil. A exposição é aberta ao público e poderá ser visitada entre os dias 2 de dezembro de 2025 e 30 de janeiro de 2025.
Acesse a programação completa da exposição.





