No dia 4 de dezembro, no Túnel Sesi Lab, será realizado o debate “Vozes, lutas e conquistas: a sociedade civil na resposta à aids”, com o objetivo de valorizar o protagonismo de organizações da sociedade civil e do controle social na formulação e implementação de políticas públicas de HIV e aids, refletindo sobre como essa participação fez do Brasil uma referência mundial.
O evento é aberto ao público, mas para participar é necessário realizar inscrição no site da exposição, pois as vagas são limitadas. O encontro visa refletir sobre como a intensa participação popular foi crucial para os avanços e conquistas alcançadas. A ação contará com as seguintes pessoas convidadas:
- Adriano Caetano – Programa Brasil Saudável/MS
- Bruna Ravena – Fonatrans
- Bruno Kauss – Unaids
- Jaciara Pereira – RNP+ Brasil
- Jair Brandão – Dathi/SVSA/MS
- Jean Vinicius – Coletivo LGBT (MNU)
- Wendel Alencar – Dathi/CGHV/SVSA/MS
Para Draurio Barreira, a atividade é uma das principais na programação. “Nossa gestão reativou vários comitês e comissão de participação e controle social por reconhecermos as contribuições fundamentais para a resposta brasileira. Neste momento celebrativo e de novos desafios a serem superados, não poderia ser diferente”.
Exposição 40 anos da resposta brasileira à aids
Em 2025, o Ministério da Saúde comemora oficialmente os 40 anos da resposta nacional à epidemia de aids. Muitos foram os avanços da pauta, além dos diversos desafios ao longo dessas quatro décadas. Para marcar esta data, o Ministério da Saúde realiza, no Sesi Lab, a Exposição 40 anos da resposta brasileira à aids.
A mostra é um convite para reviver a história, resgatando as ações, estratégias, projetos e políticas públicas que colocaram o Brasil como referência global, destacando a parceria fundamental com a sociedade civil. A Exposição é aberta ao pública e poderá ser visitada entre os dias 2 de dezembro de 2025 e 30 de janeiro de 2025.
Acesse a programação completa da Exposição.





