Final do concurso ‘Chef em Ação’ define cardápios dos 25 anos do Bom Prato
Após as avaliações criteriosas das duas primeiras fases do concurso “Chef em Ação”, cinco cardápios foram selecionados para participar da última e decisiva etapa. E, para tornar essa final mais especial, a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (SEDS) vai reunir, neste sábado (29), a partir das 10h30, no Bom Prato M’Boi Mirim, convidados que vão compor a mesa de jurados responsável por decidir os três cardápios vencedores.
A unidade de M’Boi Mirim, que receberá os jurados para a avaliação dos pratos, assim como os demais finais de semana, não estará em funcionamento. O júri é formado por Bianca Lobato, Marcos Nogueira, Mariana Ruocco, Nobu Kahi e William Jeffrey Barnd (conheça o perfil dos profissionais abaixo).
O concurso, iniciado no começo de novembro, mobilizou 29 chefs de diversas Organizações da Sociedade Civil (OSC) responsáveis por gerenciar as unidades do Bom Prato para que criassem cardápios especiais em comemoração aos 25 anos do programa. Os cardápios foram julgados com base nos seguintes critérios: conformidade com boas práticas de fabricação, apresentação visual dos pratos, sabor e textura, equilíbrio nutricional, viabilidade de execução, inovação e organização do trabalho em equipe durante a preparação.
Entre os finalistas estão os seguintes chefs, cada um representando suas respectivas OSCs e as unidades que gerenciam:
● Ever Ismael Cespedes Veja – OSC Associação Comunitária Sempre Viva (Bom Prato de Itaquera, M’ Boi Mirim, Parelheiros e Santo Amaro);
● João Batista Belarmino de Freitas – OSC Projeto Povo da Periferia (Bom Prato de Capão Redondo, Embu das Artes, Ferraz de Vasconcelos, Itapevi e Taboão da Serra);
● Edjair Vitalino da Silva – OSC Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância do ABCD (Bom Prato de Diadema, Santo André I e II, São Bernardo do Campo I e II);
● Josicleide Gonçalves de Oliveira Sousa – OSC Centro de Orientação Familiar (Bom Prato de Campinas, Ribeirão Preto HC, Sorocaba e Sumaré);
● Georgia Martins Silva – Associação Promocional Irmã Maria Dolores (Bom Prato São Vicente Quarentenário).
Reconhecendo a dedicação e o esforço dos cinco chefs que chegaram à última etapa, o concurso vai presenteá-los com prêmios personalizados. A premiação contará com certificado especial de finalista, dólmãs personalizadas e medalhas. Além disso, os chefs e seus cardápios serão incluídos no Guia de Preparações do Bom Prato. Já as três preparações vencedoras serão enviadas às unidades do programa como opções para os almoços comemorativos de 25 anos, que serão servidos, em 12 de dezembro, em todas as unidades do Bom Prato.
O concurso “Chef em Ação”, além de escolher os três cardápios vencedores, busca valorizar o trabalho dos cozinheiros do Bom Prato, incentivar a inovação nas preparações e aprimorar continuamente a qualidade do programa.
Conheça os convidados que vão atuar como jurados no concurso
Bianca Lobato
É coordenadora de Políticas Públicas no Instituto Pacto Contra a Fome, liderando iniciativas de segurança alimentar e atuação estratégica com governos e no terceiro setor.
Marcos Nogueira
Jornalista há mais de 30 anos. Desde 2000, escreve sobre gastronomia e assina a coluna “Cozinha Bruta” na Folha de S.Paulo.
Mariana Ruocco
No Sesc-SP desde 2004, atualmente está na Gerência de Alimentação e Segurança Alimentar, coordenando ações de Educação Alimentar e Nutricional em todo o estado.
Nobu Kahi
Formado em artes cênicas, participou de produções como “DNA do Crime”, “Rota 66”, “As Five e A História Delas” e “Chico Bento e a Goiabeira Maravilhosa”. Nas redes sociais, destaca-se por conteúdo de gastronomia acessível e cotidiano.
William Jeffrey Barnd
Ex-âncora de TV nos Estados Unidos, vencedor de 13 Emmys, com passagens por NBC, ABC e FOX. Aposentado desde 2024, se mudou para o Brasil, onde explora e divulga a cultura brasileira no perfil “Diacho de Gringo”, no Instagram.
Sobre o Bom Prato
Atualmente, conta com 71 unidades fixas, quatro refeitórios e 44 caminhões que atendem em 48 pontos de atendimento do Bom Prato Móvel, totalizando 123 localidades em 42 municípios. Somente nesta gestão, foram entregues 23 novas unidades, sendo 19 caminhões do BPM e quatro refeitórios.
A alimentação oferecida no Bom Prato é subsidiada pelo Governo do Estado de São Paulo, aumentando a oferta de comida acessível e nutritiva à comunidade. As refeições são balanceadas e oferecem além do arroz e do feijão, uma salada, uma proteína, uma fruta e uma bebida, ao preço simbólico de R$ 1,00.
Em alguns pontos de atendimento também são servidos o jantar (ao mesmo preço do almoço), e o café da manhã, adquirido por R$ 0,50.
Os pontos de atendimento podem ser consultados na página do programa, no link https://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/acoes-de-protecao-social/programa-bom-prato/
O post Final do concurso ‘Chef em Ação’ define cardápios dos 25 anos do Bom Prato apareceu primeiro em Agência SP.





