Com novos reservatórios e tubulações, Sabesp moderniza sistema e garante mais água para Mauá
A Sabesp está finalizando uma série de investimentos que vão garantir mais água para Mauá. As obras estão 90% concluídas e trarão resultados para os moradores já no próximo verão. Com a construção de novos reservatórios, estações de bombeamento e a troca de tubulações antigas, haverá mais água disponível para a população em todos os bairros.
O investimento de R$ 166,8 milhões vai eliminar as fragilidades do sistema de abastecimento da cidade, que é antigo. Por causa disso, falta “força” no bombeamento da água para os bairros, assim como os reservatórios disponíveis não são mais suficientes para atender à população nos horários de pico. Vazamentos também acabam fazendo com que uma parte da vazão não chegue aos imóveis.
Com a desestatização, a Sabesp contratou o pacote de obras que está em andamento, que vai eliminar essas carências. As ações em execução causam transtornos temporários nas ruas da cidade, durante a realização dos trabalhos, mas a Companhia ressalta que os benefícios serão permanentes e sentidos já nas próximas semanas, com mais água na torneira de casa.
São três novos reservatórios, que vão aumentar o armazenamento na cidade. Essas caixas-d’água regionais guardam um volume de água para os horários de pico de consumo, garantindo o abastecimento mesmo nos momentos de maior demanda. Atualmente, a cidade tem uma capacidade instalada de armazenamento de 44 milhões de litros.
Os três novos equipamentos adicionarão mais 12 milhões de litros (quase 30% a mais). Dois dos novos reservatórios ficarão no Jardim Zaíra, região que historicamente enfrenta maior dificuldade de fornecimento. O Jardim Anchieta receberá o terceiro equipamento novo.
LEIA TAMBÉM: Sabesp reforça campanha para incentivar ligação de esgoto e reduzir lançamento irregular
A empresa está finalizando ainda a construção de três novas estações de bombeamento (elevatórias), além da melhoria de outras 11 já existentes. Na prática, essa revitalização aumentará a potência de bombeamento de água para os bairros.
A terceira parte da modernização do sistema é a troca de tubulações antigas por redes novas, com material de alta qualidade e durabilidade, equipamentos inteligentes de controle e novas infraestruturas estratégicas. São 27 quilômetros de tubos novos, que eliminarão os vazamentos que afetam a distribuição de água nas ruas.
A estimativa é que sejam preservados 500 milhões de litros por mês (o equivalente a 200 piscinas olímpicas), quantidade suficiente para abastecer uma cidade de 120 mil habitantes.

As ações também contemplam iniciativas socioambientais e educativas com escolas e instituições da cidade, com foco no consumo consciente e na preservação ambiental, reforçando o compromisso da Sabesp com a comunidade local.
Com a modernização, Mauá passará a contar com um sistema de abastecimento mais robusto, moderno e preparado para acompanhar o crescimento da cidade. “Cada avanço reforça o compromisso da Sabesp com a eficiência operacional, a sustentabilidade e a qualidade de vida dos mais de 480 mil moradores do município”, destaca Maycon de Abreu, diretor regional da empresa.
LEIA TAMBÉM: Estação Elevatória de Esgoto de Pinheiros recebe bomba de grande porte
“Estamos realizando em Mauá uma transformação estrutural, substituindo um sistema antigo por uma infraestrutura moderna, mais eficiente e preparada para o futuro. O novo conjunto vai trazer mais estabilidade, reduzir perdas e garantir mais segurança hídrica para toda a população”, conclui.
O post Com novos reservatórios e tubulações, Sabesp moderniza sistema e garante mais água para Mauá apareceu primeiro em Agência SP.





