No contexto das atividades do Dezembro Vermelho e da Exposição 40 anos da resposta brasileira à aids, o Ministério da Saúde realiza um talk show focado num tema crucial para a saúde pública: a coinfecção por tuberculose (TB) e HIV. Com o título “Prevenir e cuidar: TB-HIV em pauta”, a ação tem como objetivo principal resgatar a história e a evolução das estratégias de prevenção e cuidado de pessoas vivendo com ambas as infecções no Brasil.
A discussão da coinfecção TB-HIV é de extrema relevância, pois, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), a tuberculose é a principal causa das mortes de pessoas vivendo com HIV ou aids em todo o mundo.
O talk show é aberto ao público, mas as vagas são limitadas. Para participar é necessário realizar inscrição exclusivamente via o site da exposição.
Para trazer a experiência prática do Sistema Único de Saúde (SUS), o talk show reunirá especialistas para o debate:
- Rossana Brito: infectologista com vasta experiência em acolhimento e controle de infecção em serviços que atendem pessoas coinfectadas por TB e HIV.
- Sumire Sakabe: infectologista e pesquisadora, responsável por uma unidade de atendimento a coinfectados por HIV e tuberculose em São Paulo, com foco em infectologia e saúde pública.
- Ezio Tavora: representante da Sociedade Civil e ativo articulador de advocacy em TB/HIV, com atuação na Rede-TB e junto a fóruns da OMS, trazendo a perspectiva das comunidades afetadas.
A mediação ficará por conta da infectologista Denise Arakaki, consultora técnica da Coordenação-Geral de Tuberculose, Micoses Endêmicas e Micobactérias Não Tuberculosas do Ministério da Saúde.
Exposição 40 anos da resposta brasileira à aids
Em 2025, o Ministério da Saúde comemora oficialmente os 40 anos da resposta nacional à epidemia de aids. Muitos foram os avanços da pauta, além dos diversos desafios ao longo dessas quatro décadas. Para marcar esta data, o Ministério da Saúde realiza, no Sesi Lab, a Exposição 40 anos da resposta brasileira à aids.
A mostra é um convite para reviver a história, resgatando as ações, estratégias, projetos e políticas públicas que colocaram o Brasil como referência global, destacando a parceria fundamental com a sociedade civil. A Exposição é aberta ao pública e poderá ser visitada entre os dias 1º de dezembro de 2025 e 30 de janeiro de 2025.
Acesse a programação completa da Exposição aqui.





