720X90
Publicidade

Comissão especial debate condições de trabalho no setor portuário

21 de outubro de 2025
Cláudio Neves/Portos do Paraná
Trabalhadores no Porto de Paranaguá (PR)
Debates visam aperfeiçoar proposta de modernização do sistema portuário brasileiro

A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa o novo marco regulatório do setor portuário brasileiro (PL 733/25) realiza audiência pública nesta quarta-feira (22) para ouvir representantes dos trabalhadores do setor.

O debate atende a pedidos de diversos deputados e está marcado para as 14h30, no plenário 8.

Segundo os parlamentares, o objetivo é discutir as condições de trabalho e avaliar os impactos das mudanças previstas no projeto sobre as atividades portuárias e a rotina dos portos.

A proposta
O novo marco regulatório deve substituir o que está em vigor desde 2013 (Lei 12.815/13). Com 151 artigos, o PL 733/25 altera normas sobre regulação do setor, precificação dos serviços, contratação de mão de obra e licenciamento ambiental.

A proposta é de autoria do deputado Leur Lomanto Júnior (União-BA) e replica o anteprojeto elaborado por uma comissão de juristas criada pela Câmara para revisar a legislação portuária.

Comissão especial
A comissão especial foi instalada no dia 9 de julho e tem como presidente o deputado Murilo Galdino (Republicanos-PB), que espera votar a proposta até o fim do ano. O relator é o deputado Arthur Oliveira Maia (União-BA).