720X90
Publicidade

Governo de SP promove formatura de cursos profissionalizantes do Fundo Social no Palácio dos Bandeirantes

25 de setembro de 2025

Governo de SP promove formatura de cursos profissionalizantes do Fundo Social no Palácio dos Bandeirantes

O Governo de São Paulo realizou, nesta quinta-feira (25), no Palácio dos Bandeirantes, uma cerimônia de formatura que marcou a celebração da conclusão de cursos dos programas Escola de Qualificação e Caminho da Capacitação, coordenados pelo Fundo Social de São Paulo. O evento reuniu 531 formandos de seis Centros de Integração da Cidadania, oito Escolas de Qualificação e cinco carretas itinerantes, simbolizando, de forma representativa, todos os concluintes de 2025 até o momento.

“Às vezes não sabemos a dificuldade de cada um. Como quem precisou deixar o filho aos cuidados de alguém para fazer o curso, ou quem já está aposentado e quer recomeçar, ou quem quer empreender ou ainda quem pretende desenvolver uma habilidade nova. Hoje, vi pessoas com mais de um diploma, porque fizeram diversos cursos, e percebi que vocês querem prosperar e andar para a frente. Estamos aqui para caminhar junto com vocês. Acreditamos no potencial de cada um de vocês. É por isso que esses cursos existem e a gente vê que está dando certo. Temos certeza que é mais uma vitória das muitas que virão na vida de vocês”, comemorou o governador Tarcísio de Freitas.

Os cursos oferecidos abrangem áreas como moda, beleza e bem-estar, informática, administração e empreendedorismo, construção civil, gastronomia, tecnologia e cuidados com pets. Combinando teoria e prática, as qualificações preparam os alunos para ingressar tanto no mercado de trabalho quanto para empreender.

Durante a celebração, a primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas, destacou a importância da capacitação profissional como ferramenta de transformação social: “A prosperidade não acontece sem oportunidade, sem trabalho, sem olhar para quem mais precisa. Ela nasce quando abrimos portas e acreditamos no potencial das pessoas”.

Trampolim destina vagas para os formandos

Na ocasião, Cristiane Freitas também anunciou a disponibilização de 2.870 vagas de emprego por meio da plataforma Trampolim, iniciativa do Governo do Estado. A ferramenta visa conectar profissionais capacitados às oportunidades do mercado de trabalho, agilizando a contratação e impulsionando a empregabilidade.

Para ampliar o acesso dos alunos à plataforma, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Fundo Social de São Paulo iniciam, a partir de amanhã (26), um ciclo de atendimentos nas Praças da Cidadania de: Guarulhos, Hortolândia, Itapevi, Itaquaquecetuba, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Paraisópolis. Nos locais, os interessados receberão orientações sobre o cadastro no programa.

Além das oportunidades de emprego, as equipes também farão a apresentação da linha de crédito oferecida pelo Banco do Povo. O objetivo da ação é oferecer suporte não apenas para a inserção no mercado de trabalho formal, mas também para o fomento ao empreendedorismo.

Caminho da Capacitação

Integrado ao programa Superação SP, que tem como meta retirar mais de 100 mil famílias da linha da pobreza até 2026, o Caminho da Capacitação é uma iniciativa do Fundo Social de São Paulo que utiliza mais de 30 carretas móveis para percorrer municípios do estado, oferecendo cursos de qualificação profissional, estimulando o empreendedorismo e promovendo a geração de renda.

Todas as formações são ministradas por especialistas do Centro Paula Souza e conferem certificação oficial aos concluintes. Até o momento, o programa já realizou sete ciclos, atendendo 82 municípios e beneficiando mais de 4 mil alunos certificados.

Escolas de Qualificação Profissional

As Escolas de Qualificação Profissional do Fundo Social de São Paulo oferecem cursos gratuitos em seis modalidades: Moda, Beleza, Gastronomia, Informática, Construção Civil e Administração. As aulas acontecem em 20 unidades do Estado de São Paulo, incluindo Praças da Cidadania, CICs e entidades conveniadas, com duração de uma a quatro semanas, garantindo que os alunos adquiram conhecimento prático e teórico e sejam certificados para atuar profissionalmente ou empreender.

O post Governo de SP promove formatura de cursos profissionalizantes do Fundo Social no Palácio dos Bandeirantes apareceu primeiro em Agência SP.