A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) disponibilizou nesta terça-feira (16) a lista final de classificação dos 500 alunos selecionados para o intercâmbio do primeiro semestre de 2026 do Programa Prontos pro Mundo. As listas de classificação por município e geral estão disponíveis no portal do programa.
A lista final é divulgada após o prazo para recursos. Agora, estudantes e familiares têm até o dia 22 de setembro para confirmar a participação no intercâmbio, incluindo a autorização dos responsáveis; apresentar a documentação para que a Educação dê início aos processos para a viagem, como o agendamento para a emissão de passaportes, por exemplo.
LEIA TAMBÉM: Prontos Pro Mundo: Governo de SP vai levar primeiro grupo de estudantes para intercâmbio na Irlanda em 2026
Cada um dos 500 estudantes selecionados também consegue consultar o país de destino durante os três meses de intercâmbio, que inclui a matrícula em high school (etapa semelhante ao Ensino Médio) e hospedagem em casas de família. São países de língua inglesa do Prontos pro Mundo: Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido. Esta é a primeira vez que alunos do programa viajarão para a Irlanda.

https://www.prontospromundo.educacao.sp.gov.br
Bruna de Souza Silva, aluna da Escola Estadual Professor Benedito Lázaro de Campos, localizada em Itu, está entre os estudantes que embarcam para a Irlanda no próximo ano, integrando o primeiro grupo de alunos com passagem pelo país europeu.
“Eu nunca viajei de avião e tinha o sonho de conhecer outro país. E isso será possível com o Prontos pro Mundo. Serei a primeira do meu círculo de amigos, parentes e conhecidos mais próximos a viajar para fora do país. Essa é uma conquista inédita para todos nós da minha família”, diz a aluna, que conta que tem entre seus maiores apoiadores para os estudos os pais e as avós materna e paterna.
O que é o Prontos Pro Mundo?
O intercâmbio do Programa Prontos pro Mundo é 100% gratuito para o aluno e sua família, com todos os custos e organização providenciados pela Seduc-SP. Itens como documentos pessoais (passaporte, visto), hospedagem, aulas, traslados, passagens aéreas serão cobertos. Durante estadia no exterior, alunos também são beneficiados com uma bolsa-auxílio para despesas pessoais.
A proposta da Educação é classificar ao menos um estudante por município que atender a todas as regras do programa. Vagas remanescentes são destinadas à classificação geral por notas, de acordo com as regras do programa.
O post Prontos pro Mundo: Confira lista final de classificados e país de destino dos 500 estudantes intercambistas do 1º semestre de 2026 apareceu primeiro em Agência SP.