Estudantes da 1ª série do Ensino Médio das escolas da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) devem registrar, até a próxima sexta-feira (19) a escolha do itinerário formativo para os próximos dois anos letivos. As opções para os mais de 400 mil alunos matriculados na primeira etapa do Ensino Médio são: Exatas, Humanas e Educação Técnica Profissional. Este é o mesmo período para novas matrículas na rede estadual de ensino para 2026.
Na escolha dos itinerários, cada estudante deve registrar quatro opções durante acesso à Secretaria Escolar Digital (SED). Para aqueles que optarem pelo itinerário de Humanas, o registro deve ser por Linguagens e Ciências Humanas. Para exatas, o registro deve ser por Matemática e Ciências da Natureza. Se um estudante optar pelo ensino técnico, deve indicar seus cursos de preferência.
LEIA TAMBÉM: 98% das famílias de estudantes de SP preferem que os filhos façam o Ensino Médio integrado ao técnico
Neste caso, são 11 os cursos oferecidos dentro das próprias escolas estaduais, por professores da Seduc-SP e do Centro Paula Souza, além de cursos ofertados em parceria com o Senai e Senac. A partir de 2026, dois cursos entram nas possibilidades de formação: meio ambiente e eletrônica.
Para ajudar os alunos no processo de escolha, a Educação criou um site com todas as informações sobre os cursos técnicos e também os dois outros itinerários formativos. Além disso, a Seduc-SP reuniu, no início deste mês, representantes dos grêmios estudantis de todo o estado, para que eles apoiem os colegas da 1ª série no processo de escolha.
Novidades no itinerário formativo de exatas e humanas
Entre as novidades para o próximo ano letivo, os estudantes de Exatas terão disciplinas de aprofundamento em biologia e química. Os alunos de Humanas, por sua vez, terão aulas de aprofundamento em geografia, filosofia e sociologia.
Passo a passo para a escolha de itinerários
O itinerário formativo deve ser escolhido exclusivamente por estudantes da 1ª série do Ensino Fundamental, na SED.
No menu de escolhas, estão disponíveis, em primeira página, o itinerário com cursos técnicos por área e, abaixo, o de Exatas e Humanas. Nos cursos técnicos, para escolher enfermagem, por exemplo, o estudante deve clicar antes na área de Saúde e Educação. Para escolher desenvolvimento de sistemas, antes o aluno interessado deve clicar na área de Tecnologia.
Os estudantes que estão, em 2025, na 2ª série do Ensino Médio, seguirão no mesmo itinerário formativo no próximo ano letivo.
O post Alunos do Ensino Médio de SP têm até sexta-feira (19) para escolher entre cursos técnicos, área de humanas ou exatas apareceu primeiro em Agência SP.