720X90
Publicidade

São Paulo São Libras: convênio disponibiliza programa no Hospital das Clínicas

São Paulo São Libras: convênio disponibiliza programa no Hospital das Clínicas

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), anunciou nesta quarta-feira (27) a ampliação do programa São Paulo São Libras para o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. O programa permite que intérpretes de Libras sejam acionados via videochamada por equipes de serviços estaduais, auxiliando a comunicação com pacientes surdos, familiares e profissionais do hospital, em tempo real.

A assinatura do convênio foi realizada na sede da SEDPcD. O secretário Marcos da Costa recebeu o superintendente do Hospital das Clínicas da FMUSP, Antônio José Rodrigues Pereira; a chefe de Gabinete de Autarquia do Hospital das Clínicas da FMUSP, Dra. Silvia Kobayashi; o diretor do Corpo Clínico do Instituto Central do HCFMUSP, Dr. Marcelo Rocha; e o Diretor Executivo do Instituto do Coração (InCor), do Hospital das Clínicas da FMUSP, Dr. Fábio Nakandakare.

LEIA TAMBÉM: Escola da Inclusão de SP tem cursos gratuitos de braille e tecnologia assistiva para pessoas com e sem deficiência visual

Em outubro de 2024, o InCor foi o primeiro equipamento do complexo do Hospital das Clínicas. Com o convênio assinado nesta quarta, o serviço passa a ser oferecido em todo o Hospital das Clínicas, garantindo acessibilidade comunicacional aos cidadãos que trabalham ou que são atendidos no complexo hospitalar.

“Temos mais de meio milhão de pessoas com deficiência auditiva no Estado de São Paulo e as barreiras da comunicação enfrentadas pela comunidade surda, letrada em sua maioria somente por Libras, é uma das piores que existem. Então, esta parceria com o HC traz um sentimento de realização por estarmos cumprindo o nosso papel que é o de ajudar as pessoas, transformando os espaços públicos e a sociedade em locais cada vez mais acessíveis e inclusivos”, destacou o secretário Marcos da Costa.

O programa São Paulo São Libras já está disponível nas 1,3 mil delegacias de polícia que possuem atendimento ao público. O programa também está presente nos 17 Polos de Empregabilidade Inclusiva (PEIs) e 233 Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) em diferentes regiões do estado, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social.

Além disso, 21 Centros de Integração e Cidadania (CICs) e os 242 postos do Poupatempo em todo o estado integram a rede de serviços de acessibilidade comunicacional, além das Defensorias Públicas do estado e nas Ouvidorias e Serviços de Atendimento ao Usuário (SAUs) da Secretaria de Estado da Saúde.

O post São Paulo São Libras: convênio disponibiliza programa no Hospital das Clínicas apareceu primeiro em Agência SP.