720X90
Publicidade

Prontos pro Mundo: estudante de SP troca mudança com a família por intercâmbio no Canadá

Prontos pro Mundo: estudante de SP troca mudança com a família por intercâmbio no Canadá

Na noite desta quinta-feira (28), às 21h40, o estudante André Pontes de Souza, de 16 anos de idade, matriculado na Escola Estadual Buenos Aires, localizada na zona norte da capital paulista, embarca para o Canadá para um intercâmbio de três meses por meio do programa Prontos pro Mundo, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). O estudante, que já estava de malas prontas para se mudar definitivamente com os pais para Minas Gerais no início do ano, tomou uma decisão ousada: permanecer em São Paulo para não abrir mão do intercâmbio.

“Quando saiu o resultado do programa, eu não podia perder essa oportunidade. Fiquei em São Paulo e passei a morar com meu irmão”, conta André.

A seleção para o Prontos pro Mundo, que garante bolsa de estudos para que estudantes da rede pública paulista cursem o high school (etapa semelhante ao Ensino Médio) em escolas de países de língua inglesa e moradia em casas de família, mudou a rotina de André antes mesmo da viagem. Desde o anúncio da seleção, ele se tornou referência dentro da escola e começou a lidar com novas responsabilidades. “Minha vida acadêmica mudou muito. Ganhei  uma responsabilidade ainda maior, porque sou o único da escola que passou. Então, procuro compartilhar minhas experiências e incentivar outros colegas a também tentarem”, explica.

Na expectativa para a chegada ao Canadá, André já sabe algumas coisas sobre  a escola e a sua host family. “Eles mandaram uma carta contando como será a minha rotina, me enviaram fotos e até o site da escola. Estou bem preparado e animado”, afirma. Esta será sua primeira viagem internacional de avião — mais um motivo para o frio na barriga.

André também deixa um recado para quem ainda está no início da jornada de seleção do programa do Governo de São Paulo. “Vocês, que vão fazer o Saresp no 9º ano, se esforcem. Às vezes, parece só uma prova, mas pode ser o início de algo que muda a vida para sempre”.

Ele faz parte do grupo de 272 estudantes que embarcam entre o fim de agosto e o início de setembro rumo ao Canadá e ao Reino Unido. Somados aos 20 que já viajaram no dia 25, o programa levará 292 jovens da rede estadual paulista para o exterior nesta etapa de embarques.

Isabeli Vitória Caione, de 16 anos de idade, aluna da Escola Estadual Carlos Celso Lenarduzzi, a única unidade da rede em Santa Albertina, embarcou com destino ao Canadá na última segunda-feira (25)

Entre os que já estão vivendo a experiência está Isabeli Vitória Caione, de 16 anos de idade, aluna da Escola Estadual Carlos Celso Lenarduzzi, a única unidade da rede em Santa Albertina, cidade a 630 quilômetros da capital paulista. Isabeli embarcou também com destino ao Canadá na última segunda-feira (25). Primeira estudante de sua cidade a conquistar a vaga, ela confessa que a despedida da família foi dolorosa: “Chorei muito para deixar minha família e meus amigos, mas tudo bem, né? São só três meses, vai passar rápido”.

O apoio em casa foi essencial para que ela pudesse seguir adiante. “Desde o dia que eu falei que tinha passado no curso, minha mãe já falava que eu iria. Ela ficou com medo quando viu que eu realmente tinha sido selecionada, mas confiou e me apoiou”, lembra. Para Isabeli, essa confiança foi determinante: “Ter uma família que acredita em você faz a diferença”.

Referência em sua comunidade, ela já chegou a conversar com alunos mais novos antes do embarque. “Minha diretora pediu para eu falar com os nonos e os primeiros anos, porque eles vão fazer o processo também. Eu conto como foi tudo, porque eles ficam curiosos”, diz. E deixa uma mensagem clara para quem sonha em seguir o mesmo caminho: “Vai dar medo, mas tem que ir. É uma oportunidade única, não dá para deixar passar.”

Prontos pro Mundo

O intercâmbio do Programa Prontos pro Mundo é 100% gratuito para o aluno e sua família, com todos os custos e organização providenciados pela Seduc-SP. Itens como documentos pessoais (passaporte, visto), hospedagem, aulas, traslados, passagens aéreas serão cobertos. Durante estadia no exterior, alunos também são beneficiados com uma bolsa-auxílio para despesas pessoais. Anualmente, 1.000 estudantes são beneficiados com a viagem de três meses. 

A jornada para a seleção começa no 9º ano do Ensino Fundamental, com a prova do Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) como primeira etapa do processo. As viagens são realizadas pelos estudantes enquanto eles estão matriculados na 2ª série do Ensino Médio.

Próximos embarques

  • Embarques Canadá

Dia 28 de agosto, quinta-feira, encontro às 17h (vôo às 21h40)

Dia 29 de agosto, sexta-feira, encontro às 17h (vôo às 21h40)

Dia 1º de setembro, segunda-feira, encontro às 17h (vôo às 21h40)

Dia 5 de setembro, sexta-feira, encontro às 17h (vôo às 21h40)

  • Embarque Reino Unido

Dia 29 de agosto, sexta-feira, encontro às 11h (vôo às 15h30)

Dia 29 de agosto, sexta-feira, encontro às 19h (vôo às 23h45)

Dia 1º de setembro, segunda-feira, encontro às 19h (vôo às 23h45)

Dia 5 de setembro, sexta-feira, encontro às 19h (vôo às 23h45)

O post Prontos pro Mundo: estudante de SP troca mudança com a família por intercâmbio no Canadá apareceu primeiro em Agência SP.