720X90
Publicidade

Está aberta chamada pública para receber experiências de pessoas que utilizaram DoxiPEP

O Ministério da Saúde – por meio do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde (DGITS) – abriu a Chamada Pública nº 76/2025 para reunir evidências, experiências e relatos sobre o uso da doxiciclina como profilaxia pós-exposição (DoxiPEP) na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis bacterianas, como clamídia e sífilis.

Pessoas interessadas podem contribuir com os relatos até o dia 25 de agosto de 2025, por meio do Participa + Brasil. Para a Coordenação-Geral de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis  do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Cgist/Dathi/SVSA/MS), a consulta amplia a transparência e visa garantir que a política de saúde seja construída de forma participativa, envolvendo não apenas especialistas, mas também a sociedade civil e populações diretamente afetadas.

A iniciativa visa analisar as informações de usuários(as) que possuem informações práticas sobre a utilização do medicamento no cotidiano, de forma a permitir aos gestores(as) compreender contextos de uso. Essas experiências complementam os dados científicos e ajudam a orientar a decisão sobre a possibilidade de ampliação do uso da doxiciclina no Sistema Único de Saúde (SUS).